Blog do João
Top five
Agora ele deu pra cantar. Não importa muito o momento, sempre dá uma canja. E não tem mais aquela de lá-lá-lá não. Quando começa, vai até o fim de canções cujo as letras apresentam um grau de complexidade do mesmo nível de "Faroeste Caboclo", do Legião. A saber, o top five do João tem:1) Marcha Soldado. Essa ele prefere cantar na hora de trocar de roupa ou quando está vendo TV. Adora quando chega no pedaço do "acode, acode, acode a bandeira nacional!"
2) Boi da Cara Preta. É uma das favoritas do berço. Às vezes cantarola antes de dormir.
3) Nana Nenê. Outro hit do bercinho, ele não se aguenta. Sua estrofe preferida é quando fala que o papai ou a mamãe, agora não lembro, foi "trabaiá".
4) Parabéns pra Você. Sucesso garantido, eternamente bem posicionada na lista das "mais mais" do João. É só alguém começar, que lá vai ele atrás, com direito a palminhas e tudo.
5) Sucesso. Essa é novidade. Não sei se o nome é esse mesmo, mas ele enlouquece quando ouve. A letra diz assim "Um ano se passou, passou depressa, voou... Já sabe bater palmas (e aí entram as palmas), já sabe dar risada (rá, rá, rá)..." e por aí vai. No final, entra um "Eu sou um su-ces-so!". Bem, não vejo lá muita profundidade nisso, mas o fato é que essa música tem um grande poder sobre o menino. Por exemplo, quando ele encana e não quer escovar os dentes de jeito nenhum, basta a Mãe prometer que canta o tal "Sucesso" se ele escovar, que imediatamente o garoto abre o bocão. Êta musiquinha poderosa, essa!
![]() |
Luiz Rivoiro é jornalista, editor-chefe do Núcleo de Revistas da Folha. Começou a escrever quando descobriu que a Mãe estava grávida, em agosto de 2001. E-mail: lrivoiro@uol.com.br |

