Colunas

Blog do João

30/03/2004 - 15h04

O fim de uma era

Foi ontem o primeiro dia de uma nova fase na vida do João --e, por tabela, de uma semana tensa para nós, pais. Com a deflagração da campanha "Tchau, tchau fraldinha! Olá cuequinha!", iniciamos essa fase de adaptação sob o signo da incerteza. Afinal de contas, não tenho a mínima idéia de como será esse período em que a fralda --que, é bom lembrar, nos acompanha desde o início-- será definitivamente banida das nossas vidas.

O que deu para perceber, pelo menos nesse início, é que o João está adorando a idéia --até saímos juntos para comprar "underwear" no final de semana--, mas ainda não percebeu muito bem que precisa fazer a sua parte.

No primeiro dia, em apenas duas horas em casa, foram três xixis e um coco sem aviso prévio. Hoje pela manhã, mais dois xixis e outro cocozinho, ainda que tenhamos combinado com o menino, pedindo que nos avisasse quando batesse aquela vontade.

O fato é que até agora não rolou. Mas vai rolar, claro. Estamos apenas no início dessa fase de transição, que, segundo me informaram na escolinha, dura de uma a duas semanas, mas que só funciona com o apoio irrestrito dos pais.

Bem, até onde eu sei, estou apoiando, ainda que, no meio dessa confusão toda, de vez em quando bata aquela sensação esquisita, que aperta o coração e me faz perceber que ele está inevitavelmente crescendo.
Luiz Rivoiro é jornalista, editor-chefe do Núcleo de Revistas da Folha. Começou a escrever quando descobriu que a Mãe estava grávida, em agosto de 2001.

E-mail: lrivoiro@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca