Colunas

Brasília Online

13/05/2009

Governo deve criar gatilho para tributar altos poupadores

KENNEDY ALENCAR

O governo pretende criar um gatilho para tributar as cadernetas de poupança. A ideia é cobrar IR (Imposto de Renda) quando a taxa básica de juros, a Selic, cair para 9,25% ou menos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discute a medida com seus aliados políticos para ver a receptividade à proposta.

A cobrança seria feita, segundo proposta da equipe econômica, dos poupadores com mais de R$ 50 mil nas cadernetas. Há até uma proposta de faixas de tributação sobre a poupança. Ou seja, cobrar mais imposto com Selic cada vez menor.

A decisão do governo sobre a poupança indica que dificilmente a Selic cairá para menos de 9,25% neste ano. A taxa está hoje em 10,25% ao ano. A tributação sobre altos poupadores está prevista para valer a partir do ano que vem.

O governo quer amarrar com aliados políticos uma defesa da mudança de regras na poupança. Argumento principal: nada muda para a imensa maioria. A oposição vê no episódio chance de desgastar politicamente o governo e de dinamitar a possibilidade de vitória de um candidato situacionista na eleição presidencial do ano que vem.

*

Despiste

O governo decidiu criar o gatilho para tributar a poupança a partir do momento em que a Selic render 10,25%. É uma forma de tentar evitar que fique claro que 9,25% ao ano é o cenário com o qual trabalho para a Selic ao final de 2009. Como a tributação só poderá ser feita a partir de 2010, não há problema em colocar o gatilho agora. Ele vale a abaixo de 10,25%, mas só a partir do ano que vem. Ou seja, na prática, deverá ser acionado quando a Selic estiver em 9,25% ou algo parecido. O governo agiu assim para não antecipar ao mercado o cenário interno mais provável com o qual trabalha para a Selic.

Kennedy Alencar, 42, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília. Escreve para Pensata às sextas e para a coluna Brasília Online, sobre bastidores do poder, aos domingos. É comentarista do telejornal "RedeTVNews", de segunda a sábado às 21h10, e apresentador do programa de entrevistas "É Notícia", aos domingos à meia-noite.

E-mail: kennedy.alencar@grupofolha.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca