Colunas

Brasília Online

29/11/2009

Ala do governo defende acordo com Honduras

KENNEDY ALENCAR
Colunista da Folha Online

Na cúpula do governo, há ministros que dizem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá suavizar a posição do Brasil em relação a Honduras. Ou seja: reconhecer o resultado das eleições gerais de hoje.

Amorim reitera que Brasil não considera legítimas as eleições
Eleição livre força Brasil a ceder, dizem analistas
Com histórico golpista, reeleição é proibida por lei em Honduras

Após a forte manifestação do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, de que o Brasil não acataria o resultado, auxiliares presidenciais entraram em campo. Tentam convencer Lula de que o país foi ao limite no apoio a Manuel Zelaya, presidente deposto de Honduras, e que correrá o risco de ficar falando sozinho se insistir nesse caminho.

O problema político do recuo é que ele parecerá uma derrota brasileira. Em certa medida, seria mesmo. Mas há derrotas e derrotas. Essa seria uma das quais o Brasil poderia se orgulhar.

A gestão Lula defendeu um princípio fundamental: respeito à democracia. Hoje, parece fácil falar disso na América Latina. Mas basta olhar para os anos 60 e 70 para ver que não era assim. Os Estados Unidos apoiaram derrubadas de governos constitucionalmente eleitos, o assassinato de um presidente (Salvador Allende), cassações de políticos e a prisão e morte de milhares de militantes de esquerda.

O Brasil se conduziu bem até o momento. Agora, começa uma nova fase em Honduras. Até aliados de Zelaya aceitaram participar do pleito. Lula avalia os argumentos dos que pedem um recuo e os dos que sustentam a posição atual. Se acontecer, a mudança de atitude deverá vir em etapas.

Kennedy Alencar, 42, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília. Escreve para Pensata às sextas e para a coluna Brasília Online, sobre bastidores do poder, aos domingos. É comentarista do telejornal "RedeTVNews", de segunda a sábado às 21h10, e apresentador do programa de entrevistas "É Notícia", aos domingos à meia-noite.

E-mail: kennedy.alencar@grupofolha.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca