Colunas

Brasil lado B

08/01/2002

Fora do mapa: Pasárgada existe e fica no Cariri

Delírio poético de Bandeira vira hotel-pousada no Crato

"Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do Rei,

Tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei."

A utopia lírica do poeta pernambucano Manuel Bandeira agora existe de verdade. "Só no Crato!" para lembrar uma expressão local de espanto diante de qualquer coisa extraordinária ou evento grandioso que ocorre na região.

Localizado no sítio Belmonte, a 6 km da "Atenas do Cariri", como a cidade já foi louvada, o Pasárgada Hotel tem 20 chalés charmosíssimos, no sopé da Chapada do Araripe, uma mata cheia de pequenas cachoeiras que nem de perto lembra a paisagem castigada pela seca que caracteriza o Nordeste para olhos do resto do país.

Para aproveitar o mote de Bandeira, nada melhor para fugir do caos litorâneo, com ou sem amante, e se esconder no meio dos prazeres da mata virgem. O Crato fica a cerca de 500 km de Fortaleza. Escondido, o lugar prefere nem fornecer telefone. O negócio é chegar ao velho Crato, esse nome é homenagem a uma província portuguesa do Alentejo, e perguntar ao primeiro sertanejo que avistar. Todo mundo sabe. "É bem aliii...", dirão com o beiço apontando o rumo.

Mande você também sugestões de bons esconderijos, hotéis, bares, restaurantes ou cidadezinhas perdidas no mapa para esta seção do Brasil lado B

FolhaShop

Digite produto
ou marca