Colunas

Canal Aberto

09/08/2006

Veja como criar documentos com hiperlinks

Os aplicativos do pacote Office permitem a criação de um hipertexto para um endereço da internet.

Ao invés de criar um link que exiba todo o endereço de uma página web, que muitas vezes é muito comprido, dificultando o alinhamento do texto, você pode usar uma forma mais elegante, criando um texto que servirá de link no lugar do endereço.

Para criar um hipertexto dessa forma no Word ou Powerpoint, digite o texto que deseja usar como link, selecione-o e pressione as teclas CTRL+K. No Excel, você deve selecionar a célula que contém o texto e pressionar CTRL+K. Uma caixa de diálogo aparece onde o texto selecionado é exibido no campo "texto para exibição". Você deve digitar o endereço do link no campo Endereço. Se ele for um caminho muito longo, abra o navegador e acesse a página desejada. Use o recurso de recortar e colar para inserir o caminho no campo Endereço. Você pode encerrar o processo clicando no botão Ok ou ainda incrementar o link criando uma dica sobre o site que será exibida quando o cursor passar sobre o link. Para tal, clique no botão Dica de Tela. Digite o texto que desejar e pressione o botão Ok. (figura1)

Reprodução
Figura 1
Figura 1





Criando um menu de trabalho

O Word possui um menu chamado Trabalho que pode ser usado para acessar os documentos que você usa com mais freqüência. Este menu fica inativo por padrão. Embora o menu arquivo mantenha uma lista dos últimos quatro arquivos abertos, você pode usar o menu Trabalho para deixar um documento ancorado de forma definitiva num menu e ao alcance de um clique

Clique no menu Ferramentas e selecione o item Personalizar. Na caixa de diálogo, selecione a guia Comandos. Nela você encontrará o painel Categorias. Selecione o item Menus internos. No painel Comandos, você verá uma lista de opções. Ache a opção Trabalho. Selecione-a e arraste-a para a barra de menus. Pronto, o menu Trabalho já esta no ponto para ser usado. (figura 2)

Reprodução
Figura 2
Figura 2


Para acrescentar um documento a esse menu, você deve abrir o documento através do menu arquivo. Em seguida, clique no menu Trabalho e na opção Adicionar ao menu de trabalho. A partir de agora, aquele documento aparecerá sempre nesse menu. Para abri-lo, basta selecionar o menu Trabalho e clicar sobre o nome do arquivo. Para eliminar um arquivo da lista do menu, pressione as teclas CTRL ALT - (menos). Em seguida, selecione o menu Trabalho e clique sobre o documento que deseja remover. Essa operação não apaga o arquivo e sim a sua entrada no menu.




Para Sublinhar diferente

O botão sublinhado insere uma linha contínua abaixo de todas as palavras selecionadas. Você pode inserir diferentes estilos de sublinhando usando alguns atalhos de teclado. Para criar uma uma linha contínua dupla selecione o texto e pressione CTRL+SHIFT+D. Para criar um sublinhando apenas nas palavras e não nos espaços em branco, selecione o texto e pressione CTRL+SHIFT+W.




Inserindo o sinal da Moeda Euro

Se você tiver que criar um texto que contenha o sinal da moeda européia, o euro, terá de usar alguns truques de teclado para inseri-lo, caso o teclado do seu micro não o possua como padrão. Você pode usar o menu Inserir e a opção símbolo, escolhendo o ícone do euro, ou então usar o seguinte atalho que funciona para todos os layouts de teclado: Digite 20ac e pressione ALT+X.

Leia mais
  • Erramos: Veja como criar documentos com hiperlinks
    José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

    E-mail: canalaberto@uol.com.br.

    Leia as colunas anteriores

  • //-->

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca