Colunas

Canal Aberto

20/09/2006

Confira como passar músicas de vinil para CD

Tenho uma grande coleção de discos long play de 33 rotações e gostaria de convertê-los para um formato que pudesse ser gravado em CD. Tenho também um toca-discos 33 cuja saída é RCA. Há alguma possibilidade de adaptar esta saída para USB e assim transferir o som para meu computador, gravando depois as trilhas para um CD?
Tom Venetianer

O leitor encontrará diversas opções de software e hardware para fazer a conversão de músicas contidas em LPs para um formato digital como o MP3. A solução mais simples que já encontrei é um toca-discos desenvolvido especialmente para isso (figura1).

Reprodução
Figura 1
Figura 1


O aparelho, disponível no site no link www.hammacher.com possui uma saída RCA tradicional, para ser usado em amplificadores de som convencionais e uma saída USB para ser ligado a um computador.

O produto vem com um software para copiar e limpar ruídos e chiados, comuns em LPs. Segundo o fabricante, é compatível com qualquer software que suporte entrada de áudio via USB.

Uma segunda opção para o leitor é usar um cabo conversor do formato RCA para o formato de fone de ouvido (figura2).

Reprodução
Figura 2
Figura 2


Com esse adaptador é possível usar a entrada de áudio, microfone, da placa de som do micro ou notebook. Usando um programa de conversão e edição de som como o All Sound Record encontrado em http://www.allformp3.com o leitor poderá extrair as músicas dos LPs.

Também existem conversores que possuem entradas RCA e saída USB, que usados com um software de gravação permitirão fazer a cópia das músicas. Esses cabos podem ser encontrados em casas especializas em informática e eletrônica.
José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca