Colunas

Canal Aberto

25/10/2006

Como copiar arquivos e pastas para um CD no Windows XP

Os CDs estão perdendo espaço para os "pen drives" --ou cartões de memória-- na transferência de arquivos entre computadores. Contudo, para armazenar arquivos definitivos, e como backup, ainda terão um bom tempo de vida.

Muitos usuários do Windows XP desconhecem o fato de que é possível copiar arquivos do disco rígido diretamente para um CD usando recursos do próprio sistema operacional.

Antes de iniciar a cópia de arquivos, verifique se você tem espaço livre de pelo menos 700Mb no seu disco rígido --um CD possui 700Mb, por isso você vai precisar ter esse espaço livre para copiar essa quantidade de arquivos. O Windows fará uma cópia dos arquivos que você pretende gravar em uma pasta temporária.

Insira um CD gravável, vazio, no gravador de CDs. Você também pode usar um CD-RW (CD regravável). Com os CDs regraváveis, você pode copiar dados para o CD e apagá-los várias vezes. Se ao inserir o CD, um assistente for acionado lhe pedindo para escolher alguma tarefa, simplesmente cancele o assistente.

Clique em "Iniciar", seguido de "Meu Computador". Abra a pasta onde estão os arquivos --ou as pastas que deseja copiar para o CD. Para selecionar mais que um arquivo, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto clica nos arquivos desejados.

Em seguida, no painel "Tarefas de Arquivo e Pasta", que aparece ao lado esquerdo da janela, clique em uma das seguintes opções: "Copiar este arquivo", "Copiar esta pasta", "Copiar itens selecionados", "Copiar para CD", "Copiar todos os itens para um CD". Esta variação de opções depende do tipo de seleção que foi feita previamente.(figura 1)

Reprodução
Figura 1
Figura 1


Os arquivos serão copiados para uma pasta temporária e, em segundos, uma mensagem aparecerá na barra de tarefas, indicando que você tem arquivos para gravar no CD.

Você pode repetir o processo de cópia para arquivos que estejam em outras pastas. Todos eles vão sendo jogados na pasta temporária. Depois de fazer a cópia, é hora de fazer a gravação.

Em "Meu Computador", clique duas vezes na unidade de gravação de CDs. O Windows exibe uma área temporária onde ficam os arquivos antes de serem copiados para o CD. Verifique se os arquivos e as pastas a serem copiados para o CD estão em "Arquivos Prontos para Serem Gravados no CD".(figura2)

Reprodução
Figura 2
Figura 2


Em "Tarefas de Gravação do CD", clique em "Gravar estes arquivos no CD". O Windows exibe o "Assistente para Gravação em CD". Siga as instruções do assistente. Informe um nome para o CD na primeira janela. Se você se arrepender de ter copiado algum arquivo para a pasta temporária, pode apagá-lo.
José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca