Colunas

Canal Aberto

19/10/2007

Em quais programas posso capturar e editar um vídeo?

"Gostaria de editar alguns vídeos mas não tenho idéia de que programa utilizar."
Karla Ranyelle de Almeida

A pergunta da leitora foi muito genérica. Portanto vou aproveitar para falar das etapas da captura e edição de um vídeo.

A edição de um vídeo pressupõe que ele já esteja capturado. Se a leitora pretende editar um vídeo capturado com uma filmadora é necessário ter o hardware adequado para tal.

Se a filmadora é de fita mini VHS, ou seja uma filmadora analógica, é necessário ter uma placa de captura interna ou externa que possua entrada de áudio e vídeo com os próprios cabos utilizados na saída do da filmadora ou videocassete ou DVD.

Se a sua filmadora é digital, gravando dados em fitas miniDV, DVD ou HD é deve ter uma saída convencional e outra digital através de cabo USB ou firewire. A captura digital apresenta melhor qualidade do que a a analógica.

A seguir uma lista com as placas mais comuns disponíveis no mercado:

Pinnacle DC-10, Pinnacle PCTV Stereo, Pinnacle Studio DeLuxe, Pinnacle Studio MovieBox DeLuxe, Pinnacle Liquid Edition, Dazzle DVC 150 USB 2.0, Pixelview Prolink, Pixelview Play TV MPEG2, Prolink Play TV PRO Ultra, ATI All-In-Wonder 9600 TX.

A maioria dos produtos já vem com software que permite a captura da imagem, ou seja a criação de um arquivo digital, e a sua edição, onde você pode editar, recortar, aplicar efeitos de transição entre cenas etc.

Divulgação
Pixelview PlayTV/Pro Ultra
Pixelview PlayTV/Pro Ultra

Você pode encontrar placas com preços entre R$ 180,00 e R$ 1500,00.As placas mais caras costumam vir com conectores firewire, capturar numa resolução maior e acompanhadas de softwares mais profissionais.

Uma vez que você tenha o arquivo digital, nos formatos AVI, MPG ou WMV você pode usar os programas que acompanham a câmera para criar o filme. A maioria dos programas é relativamente simples de operar.

Basicamente você carrega os arquivos de vídeo para uma área de trabalho e depois os arrasta para uma linha de tempo, onde coloca os filmes numa seqüência e aplica, eventualmente, efeitos de transição, títulos e legendas.

A maioria deles pemite colocar ou substituir a trilha sonora do filme ou aplicar uma narração usando o microfone do micro. Para se acostumar a esse processo posso lhe recomendar o uso do programa Windows Movie Maker que vem com o Windows XP.

Se você não tiver filmes digitalizados, baixe alguns da internet, nos formatos wmv, avi ou mpg.

Reprodução
Windows Movie Maker
Windows Movie Maker
José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca