Colunas

Canal Aberto

14/12/2007

Dá para ver TV no micro com placa dos EUA?

"Estou com uma dúvida em relação à essa tecnologia de TVs digitais: vou montar um PC em que assistirei TV, aqui mesmo no Brasil, porém penso em comprar a placa de recepção de TV nos EUA do modelo HAUPPAUGE WIN-TV-HVR-1800. Conseguirei assistir à TV comum aqui? E TV digital? Sim, por que essa placa recebe TV Digital. Se dessa forma não for possível assistir TV digital no PC, quais são as minhas outras opções?"
Lucas B. Lamoza

Comprar placas de recepção de TV fora do Brasil requer uma atenção maior, pois, dependendo do local da compra, a placa não tem o padrão Pal-M usado nas transmissões brasileiras. Conferindo as características da placa mencionada notei que ela é padrão NTSC, o que, na melhor hipótese, fará com que a recepção da TV via antena ou cabo seja em preto-e-branco.

Outro detalhe é que o receptor de TV digital da placa atende o padrão Americano ATSC, que não é compatível com o sistema digital brasileiro, baseado no padrão japonês. Dessa forma, a compra dessa placa é totalmente imprópria para seus propósitos.

Sugiro ao leitor comprar uma placa aqui no Brasil, checando se é compatível com o sistema Pal-M. Outra informação importante é quanto ao sistema operacional. Muitas placas disponíveis por aqui rodam no Windows XP, mas não no Vista.

Outra sugestão é usar um receptor USB, que capta o sinal móvel --que não é de alta resolução. Ele é mais barato do que o conversor (custa cerca de R$ 360) e é só conectar no PC e instalar o programa que vem junto. Atualmente, o mais fácil de ser encontrado é o MobTV da Tectoy, mas a partir de janeiro devem chegar os de outras marcas.

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca