Colunas

Canal Aberto

05/04/2007

Programas simulam o pressionamento de teclas

Utilizo o agendador de tarefas do Windows, no qual agendei a conexão à internet e o programa e-mule. O agendamento funciona com os programas abrindo na hora agendada. Mas, nos dois programas, não tem ninguém para apertar o botão Conectar. Alguma dica?
Marcos Mendes

Resposta: Existem alguns programas disponíveis na internet que simulam a digitação de praticamente qualquer tecla. Vou recomendar dois deles. O leitor deve avaliar suas características em função das necessidades que mencionou.

O KeySim, disponível em http://www.batchconverter.com/KeySim-download-11489.shtml, é gratuito e bastante simples de se operar.

Você cria um texto com a seqüência de teclas que deseja enviar. Este texto é salvo e executado como padrão quando o KeySim é executado.

Reprodução
Por exemplo, o texto mostrado ao lado abre o editor de textos Notepad e envia o texto e teclas especificados.

Em teoria, você pode criar um arquivo texto que invoque os programas que desejar e passar as teclas necessárias ao seu funcionamento e especificar para o agendador de tarefas a execução do KeySim, que por sua vez dispara os demais programas.

Outro programa que pode ser avaliado pelo leitor é o FairyHand 1.5, disponível em http://www.brothersoft.com/Utilities_Automation_FairyHand_14058.html.
José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca