Colunas

Canal Aberto

18/04/2008

Saiba como dividir arquivos grandes

Tem horas que o universo parece conspirar contra os usuários. Quem já não passou pelo problema de ter um arquivo maior do que a mídia disponível para copiá-lo. Na época dos disquetes, um arquivo de meros 2 Mbytes já era um problema para as mídias que comportavam apenas 1,44 Mbytes.

Hoje dispomos de mídias maiores, como os CDs, DVDs e cartões de memória que podem chegar a vários Gbytes. Contudo, vai ter uma hora que um arquivo vai ficar maior do que a mídia que você tem em mãos. Por exemplo, um arquivo de vídeo de 800 Mbytes não vai caber no CD de 700 Mbytes que é a única mídia que você possui no momento.

Uma alternativa para essa situação é utilizar um "cortador de arquivos". Trata-se de um programa que divide um arquivo, de qualquer tipo, em várias partes, permitindo que você possa copiá-lo em diversos CDs ou mídias e depois remontá-lo para um único arquivo.

Selecionamos dois programas que executam essa tarefa:

HJSplit 2.3

Esse programa divide qualquer tipo de arquivo. Não é necessário instalar o programa, basta apenas executar o arquivo. Ele permite trabalhar com arquivos gigantes, que tenham mais de 10 Gbytes de tamanho.

Você seleciona o arquivo que será dividido e indica qual o tamanho máximo que cada parte pode ter. O programa se encarrega de gerar quantos arquivos forem necessários. Depois você pode executar a tarefa reversa de maneira igualmente simples.

Reprodução

Jr Split File 1.2

Esse programa tem funcionalidade similar ao HJsplit.

José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca