Colunas

Canal Aberto

04/05/2007

Como configurar rede doméstica

"Tenho um micro com conexão de banda larga. Com um hub, conecto outro micro à internet. Quero instalar uma rede sem fio para usar um notebook. Como há placas de rede sem fio com velocidade diferentes, gostaria de saber se é melhor comprar logo a mais veloz e se é possível usar o hardware da rede atual."
(Thiago Lacerda Moura)

Você pode usar sua rede atual. Nesse caso, você precisará de um access point, que, simplificadamente, é uma antena para conectar os micros remotos à sua rede local. O access point é conectado ao hub (que centraliza e distribui os cabos de uma rede).

Alguns modelos de access point exercem a função de hub. Nesse caso, você pode abandonar o hub atual e usar o access point para ligar todos os micros, com cabo e sem fio. Cada um dos micros remotos precisa ter uma placa de rede sem fio para se comunicar com o access point.

Atualmente, há duas velocidades dominantes: Wi-Fi 802.11b, de 11 Mbps (megabits por segundo), e Wi-Fi 802.11g, de 54 Mbps. Em uma rede doméstica como a sua, o uso de placas de 11 Mbps é perfeitamente aceitável.

Eu particularmente uso uma configuração com essas características. Você deve analisar o custo do access point e das placas de rede sem fio.

Equipamentos de 54 Mbps são, em média, 50% mais caros do que os modelos de 11 Mbps. Os modelos 802.11g são compatíveis com os 802.11b, ou seja, se você comprar placas de 11 Mbps e, depois, um access point de 54 Mbps, a rede continuará funcionando.
José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca