Colunas

Canal Aberto

24/10/2008

Site ajuda a fazer retoques em fotografias

Uma dica para quem precisa fazer retoques de emergência numa foto e não dispõe de um editor de fotos naquele momento: acesse o site www.picnik.com. Ele funciona nos principais navegadores e sistemas operacionais como o Mac, Windows e Linux. Baseado em Flash, não é necessário nenhum download ou instalação, a não ser que você tenha uma versão antiga do flash player.

O programa permite editar fotos que estejam em sites como o myspace, flickr, facebook, picasa web álbuns e webshots. Você também pode fazer uploads de fotos que estejam no seu computador ou pendrive para realizar a edição on-line. Se você fizer o cadastro no site, poderá enviar até 5 fotos por vez para serem editadas.

Reprodução
-
-

Ele possui recursos para correção de olhos vermelhos, ferramentas para cortar, zoom, e permite ainda que os usuários trabalhem em modo full screen. Você pode alterar cores, nitidez e exposição através de controles deslizantes ou usar o modo automático chamado autocorreção. Há também a possibilidade de salvar a imagem editada direto em sites como Flickr ou Picasa Web Albums.

O site também permite que você aplique efeitos como molduras e efeitos especiais como mosaico, quebra-cabeças e outros. Alguns desses recursos estão disponíveis apenas na versão paga do serviço, mas você pode ter uma idéia de como ficam as fotos com tais efeitos.

Reprodução
José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca