Colunas

Canal Aberto

12/07/2006

Veja como diminuir e-mails não solicitados

Uma das maiores pragas virtuais, os e-mails não solicitados ou spams, tomam boa parte do dia-a-dia dos internautas. Perdemos tempo para identificar, apagar e organizar formas de diminuir a quantidade deles. Além de programas e serviços anti-spam, é precisa trabalhar preventivamente.

Contar apenas com os recursos do programa de e-mail produz efeitos limitados, demandando um trabalho manual constante na inclusão de endereços de spammers na lista de e-mails indesejados. É preciso dificultar a obtenção do seu endereço pelos spammers e usar um programa especializado para ajudar.




Como os spammers obtém seu endereço de e-mail?

São várias as técnicas, mas uma das mais usadas é aquela que vasculha páginas da web por endereços de e-mail. Se você tem uma homepage e nela coloca o seu endereço eletrônico, está entregando o ouro aos bandidos. Programa chamados spambots vasculham as páginas da web atrás de endereços de e-mail para a criação de listas que são vendidas livremente. Toda vez que os spambots encontram um texto no formato nome@dominio, copiam-no para um banco de dados.

Você pode atrapalhar esses chatos usando programas ou serviços que mascaram o endereço de e-mail evitando que os spambots o achem. Um desses serviços é o safe mail, encontrado no site http://w2.syronex.com/jmr/safemailto/.

Ele cria uma rotina em Javascript para substituir o texto do endereço de e-mail que você possui em sua página. Para quem olha o site, o endereço aparece normalmente, mas o código por trás dele inibe os spambots.

Reprodução
Imagem 1
Imagem 1
Depois de usar esse programa, qualquer pessoa continuará a ver o seu e-mail no formato tradicional. Por exemplo, veja na imagem 1 em que, usando o site mencionado, informamos como email teste@ramalho.com.br no campo Step1. O texto que será exibido na tela é contato, indicado no campo Step 2. Opcionalmente, podemos especificar um texto que será usado no campo assunto do e-mail, no campo apropriado.

À medida que os campos são preenchidos, o código é montado no campo Step 3. Veja o resultado desse código na próxima figura 2.

Reprodução
Imagem 2
Imagem 2
Outra forma de eliminar ou reduzir o spam é a instalação de algum programa anti-spam ou a contratação de serviços anti-spam como aquele oferecido pelo UOL para seus assinantes. Os programas anti-spam disponíveis no mercado são bastante diversificados em suas tarefas. Alguns comparam o endereço do remetente com uma lista de spammers conhecidos outros verificam se existem palavras chaves no campo assunto que são características de e-mails indesejados, como "ofertas", "grátis", "sex" e aí por diante.

Alguns programas checam o e-mail ainda no servidor do provedor e os apagam antes de baixá-los, enquanto outros fazem o serviço na sua máquina e copiam os emails suspeitos para uma caixa postal diferente, em que você pode eventualmente dar uma conferida nos e-mails antes de apagá-los.

No endereço www.webattack.com/freeware/comm/fwspam.shtml você encontrará diversos programas do tipo shareware ou freeware, gratuitos.
José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 105 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca