Colunas

Destaques GLS

10/10/2007

Gay amigão e descolex na TV

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Um gay amigão, assumido, viajado, descolex, dono de um loft maravilhoso, freqüentador das melhores baladas da cidade, cheiroso e assediado pelas mulheres. Assim é o DJ Christian Garcia, personagem interpretado pelo ator Lorenzo Martin, 28, na novela "Dance, Dance, Dance", exibida pela Band desde o início do mês a partir das 20h15.

Nas próximas semanas, Christian vai ganhar mais espaço na trama por ajudar a mocinha Sofia (Juliana Baroni). Seu loft vai ser um dos principais cenários da novela, bem como a boate fictícia Glam. Para compor o personagem, Lorenzo gravou um amigo bailarino e estudou seus trejeitos. Também viu episódios do seriado "Queer as Folk" ("Os Assumidos").

Nem precisa dizer que o DJ Christian é uma versão tupiniquim do publicitário balzaquiano Brian Kinney (Gale Harold), que também era lindo, morava em um loft --a única diferença é que Christian não é tão individualista como Brian.

"É pela sutileza de gestos, o tom da voz, que o público percebe que Christian é gay. Ele é bem resolvido, discreto e até poético", diz o ator, que diz ter a preocupação em evitar um tom de caricatura em sua interpretação. Na sua opinião, a nova geração de jovens odeia rótulos e clichês comportamentais.

O ator começou sua carreira de ator no teatro, ainda na adolescência, em São Caetano do Sul (ABC paulista). A experiência com o canto (ele é barítono) o ajudou a conseguir a vaga em "Dance, Dance, Dance", que segue uma linha de musical ("O telespectador ainda está se adaptando ao formato").

Durante a entrevista, Lorenzo usou termos como "opção sexual" e "homossexualismo". São expressões corriqueiras, mas banidas por quem se propõe a entender melhor o assunto. Ninguém escolhe ser gay, portanto, não é uma "opção", mas uma "orientação sexual". Já o uso de "homossexualidade" elimina o problema do sufixo "ismo", típico de nomes de doenças.

Ele torce que o personagem caía no gosto popular em uma novela que tenta inovar o gênero mesclando dança, canto e interpretação. Toparia posar nu para uma revista gay? "Se pintar o convite, vou pensar."

Divulgação
Para compor personagem gay, ator Lorenzo Martin viu seriado "Queer as a Folk" e estudou amigos homossexuais
Para compor personagem gay, ator Lorenzo Martin viu seriado "Queer as a Folk" e conversou com amigos

Sérgio Ripardo e blogueiro Hallan Moulin conversam sobre gírias, tosse e amiga travesti

FolhaShop

Digite produto
ou marca