Colunas

Destaques GLS

07/11/2007

As mais lidas em 1 ano

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

"Destaques GLS" completa 1 ano. Pela antiga tabela dos casamentos, isso dá bodas de papel --por ser on-line, talvez não seja uma referência adequada. Há uma piada que traduz a sigla GLS como "gays, lésbicas e suspeitos". Um recém-inaugurado hotel para gays em Buenos Aires preferiu usar a expressão "hétero friendly". Maldade. Os simpatizantes ainda existem.

Nos últimos 12 meses, recebi e-mails de leitores que se declararam heterossexuais e que buscavam informações para compartilhar com amigos gays. Outras correspondências reclamaram do pouco espaço para o universo das lésbicas e para festas fora do eixo Rio-São Paulo.

Houve também queixas sobre a ausência de notas sobre política, militância e casos de violência, além de críticas à abordagem de temas como sexo, moda e consumo. Não raro alguém pede um conselho sobre como sair do armário sem o risco de perder o emprego, perder a família, perder os amigos ou como encontrar o amor verdadeiro. Se descobrir, prometo que conto.

A seguir, uma listinha aponta os cinco textos mais lidos no último ano. E os menos lidos também. Não devem ser vistos como indicadores de fracasso nem de sucesso. Cada um refletiu a percepção rápida de um momento, além das condições de produção e exposição dos textos na semana. Vamos em frente, torcendo pelas bodas de algodão.

Mais lidas

1- Evite o vexame do banheirão gay

2- Goleiro teme machismo; homem morre em sauna gay

3- Lista revela os 10 gays mais poderosos do Brasil

4- Boate de SP abre guerra a gays "truqueiros"

5- Mídia gay elege os melhores lugares de SP

Menos lidas

1- Edson Cordeiro fala grosso; SP abre nova boate

2- Thalia Bombinha sacode Teatro Folha

3- Bolachas fervem em duas noitadas em SP

4- Como fingir "estar na moda"

5- Por menos de R$ 100, gays registram relação no cartório

Divulgação
Escritor Fabrício Viana lança segunda edição de seu livro independente
Fabrício Viana lança 2ª edição de seu livro

Fora do armário

Neste sábado (10), o psicólogo Fabrício Viana lança a segunda edição do seu livro "O Armário - Vida e Pensamento do Desejo Proibido", em que narra seus conflitos para assumir a homossexualidade. A festa será no clube Tunnel (r. dos Ingleses, 355, Bela Vista, tel. 3285-0246), a partir das 23h. O livro será vendido na chapelaria por R$ 25. O site da obra é www.oarmario.com.

Festival

A 15ª edição do Mix Brasil - de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual começa na próxima terça-feira (13) e vai até o dia 22. A festa de lançamento para convidados será no Memorial da América Latina. O cinema asiático terá forte presença neste ano. O documentário "Jihad para o Amor" mostra a rotina de muçulmanos gays em nove países. O indiano Parvez Sharma, diretor da obra, promete acompanhar as sessões do filme em São Paulo. Mais informações sobre a programação do festival no site do Mix Brasil (www.mixbrasil.com.br).

Meninas

A Vila Madalena (zona oeste de São Paulo) ganhou mais um lugar para o público lésbico. É o La Femme Lounge & Bar (r. Mourato Coelho, 1.156, tel. 0/xx/11/3031-4712). Funciona só de quarta a sábado, a partir das 19h30, fechando à meia-noite (quarta e quinta) e "até o último cliente" (sexta e sábado). "É um espaço onde elas podem usufruir da privacidade que buscam", conta Chris, dona do La Femme. O site do point é www.lafemmebar.com.br.

Divulgação
Luiz é filho da escritora Zíbia Gasparetto
Luiz é filho da escritora Zíbia Gasparetto

Guru

Luiz Gasparetto, apresentador do "Encontro Marcado" na Rede TV!, era um dos mais animados na festa da boate gay Cantho, no largo do Arouche, na última quinta-feira. Era uma noite dedicada aos hits da Madonna. A pista fervia com predomínio de público maduro, ursos e seus admiradores. Telão exibia imagens de vídeos da cantora. Gasparetto estava muito bem acompanhado e autorizou o registro de sua presença na festa --ao contrário de um famoso e polêmico jogador de futebol, habitué do local.

Vapor

Após um período de fechamento por pendências com a prefeitura e após a morte de um cliente em suas dependências, a sauna 269 (r. Bela Cintra, 269) reabriu. Às quartas, a partir das 16h, há o projeto "Woof Sexxxy", voltado para os ursos, com exibição de filmes para os bears. Às terças, a partir das 17h, o dia é dedicado às barbies, malhados e bombados.

Sérgio Ripardo/Folha Online
Em 30 anos de carreira, Kaká já viu de tudo
Em 30 anos de carreira, Kaká já viu de tudo

Trans

A mitológica Kaká di Polly --ela se define como a mais antiga drag queen de São Paulo-- virou apresentadora de TV na internet. Ela comanda o programa "Atitude Mix" no site Just TV. Na atração, Kaká faz entrevistas em festas, sempre com bom humor e respeito.

Ensaio

O Mr. Gay Luciano Luppo poderá participar do "Big Brother Brasil", se assim a Globo desejar. O contrato que ele assinou com o Mix Brasil permite que o Mr. Gay participe de reality show --embora o "BBB" seja em janeiro, mês da final da disputa mundial em Los Angeles. Luciano já corre atrás do visto para entrar nos EUA. No último domingo, o "Fantástico" teve de derrubar a exibição da entrevista do Mr. Gay por causa do acidente com um jatinho em São Paulo. Mas a emissora prometeu a Luciano incluir o material no próximo domingo.

Sardinha

A revista "DOM", da editora Peixes, promete chegar às bancas em dezembro. Voltada para o público gay e simpatizante, a publicação escolheu a Futura Propaganda para elaborar a campanha de lançamento, que inclui encarte e anúncios em veículos segmentados. O conceito a ser adotado será "A revista que faltava". Antes de nascer, a "DOM" já se envolve em polêmica. Uma faculdade mineira acusou a Peixes de usar o mesmo nome de sua revista. A "DOM" diz ser sigla para "De Outro Modo". Então, tá.

Blogs

O blogueiro Marcos Costa (www.cariocavirtual.com) vai ganhar uma coluna GLS na revista "Drops Magazine" (dropsmagazine.com.br), do publicitário Fredy Campos. Notícia triste: o blog Uomini (www.uomini.blogger.com.br), de Cristiano Lins, anunciou que vai dar um tempo. Os fãs choraram. A página mostrava, com fotos de celular e comentários impagáveis, um lado pouco divulgado de famosos points gays de São Paulo.

TEXTO

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

FolhaShop

Digite produto
ou marca