Colunas

Destaques GLS

13/02/2008

Gay zen

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Aproveite que o budismo é uma religião simpatizante e conheça o seu maior templo na América Latina. Não é preciso pagar entrada nem preencher cadastro nem assinar livro nem ser doutrinado. Dá para se isolar e apenas meditar cercado pelo verde e pelo silêncio.

O templo Zu Lai fica em Cotia (Grande São Paulo). Inaugurado em 2003, o local entrou no roteiro de gays que buscam uma vida zen, principalmente nos finais de semana. Na entrada, há um amplo estacionamento gratuito, estátuas e uma fonte.

O estilo palaciano chinês enche os olhos. No templo principal, há uma estátua de Buda de jade, salas de meditação, cafeteria, auditório e biblioteca. É possível ver alguns monges, famílias visitantes. Sorria, pegue um papelzinho enrolado e leia uma mensagem de Buda.

Caminhando pelos jardins, há um lago com uma ponte, tartarugas nadando. Respire o ar puro, admire as flores coloridas e reflita sobre as lições repetidas desde a infância (não matar, não roubar, não mentir). Avalie os rumos e tente melhorar o que está ao seu alcance.

Não generalize que o budismo é 100% tolerante aos homossexuais nem siga uma religião por modismos ditados por celebridades. Na Tailândia, houve líder da religião que defendeu banir os monges gays.

Mesmo assim, a poucos quilômetros da metrópole barulhenta, estressante e movida a trabalho e dinheiro, o Zu Lai inspira o sonho (ou utopia) de um mundo ecumênico, mais tranqüilo. Se não importa se você é católico, protestante, evangélico, judeu, muçulmano, budista, ateu, espírita, adepto do candomblé ou umbanda, também não importa se você é gay, hétero ou bissexual.

Sérgio Ripardo/Folha Online
Zu Lai, inaugurado em 2003 em Cotia (Grande SP), é considerado o maior templo budista da América Latina
Zu Lai, inaugurado em 2003 em Cotia (Grande SP), é considerado o maior templo budista da América Latina

Templo Zu Lai

Onde: Estrada Municipal Fernando Nobre, 1.461 (altura do km 28,5 da rod. Raposo Tavares), em Cotia (33km a oeste de São Paulo)
Quando: terças às sextas, das 12h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h; fecha às segundas
Como chegar: aos domingos, sai ônibus gratuito do Metrô Liberdade, às 8h. Há opções de ônibus no Largo de Pinheiros e Metrô Barra Funda; consulte o mapa de como chegar de carro
Site: www.templozulai.org.br
Fone: 0/xx/11/4616-9663

FolhaShop

Digite produto
ou marca