Colunas

Destaques GLS

17/03/2008

Brasil vai ganhar mais uma revista gay sem nudez em abril

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

O mercado editorial brasileiro vai ganhar mais uma revista voltada para o público masculino gay, sem ensaio de nudez. Chama-se "Aimé" (amado, em francês), será mensal, custará R$ 11 e vai disputar a atenção com dois títulos bimestrais: a "Junior", lançada em setembro de 2007, e a "Dom", que chegou às bancas em novembro do ano passado.

A nova publicação é uma aposta do grupo Lopso, dono de títulos dirigidos ao segmento médico e farmacêutico, como a revista "Médico Repórter".

"Sou heterossexual. No início, pensei em lançar uma revista feminina, mas este mercado está saturado. Viajo muito para o exterior e percebo que lá fora as revistas para o público gay são superexpostas nas bancas, com muitas promoções. Pesquisei nos últimos dois anos, conversei com formadores de opinião, contratei um consultor gay e decidi lançar a Aimé", conta Ana Maria Sodré, diretora do grupo Lopso, à Folha Online.

Divulgação
"Aimé" será mensal, enquanto suas concorrentes são bimestrais.
Revista "Aimé" será mensal e vem com 120 páginas no número 1

Ela diz que a proposta é ampliar o leque de assuntos de interesse ao leitor homossexual com reportagens sobre saúde, nutrição, fitness, consumo, moda e cultura. "Queremos ser a Veja dos gays."

Ana afirma que o mercado publicitário no Brasil está mais aberto ao segmento GLS. "No número 1, há grandes anunciantes como a Peugeot e Kia. Estamos em negociação com a Vivo."

O lançamento está previsto para a última semana de abril ("até o dia 26"). A revista terá um site ("Não temos a pretensão de ser um portal com o Mix Brasil") e sai com tiragem de 30 mil exemplares, diz Ana.

Ela diz que o nome "Dom" foi cogitado na época de suas pesquisas, antes do lançamento da revista pela editora Peixes. Sobre a "Junior", ela afirma que a revista (da editora Sapucaia e Mix Brasil) se volta para um público mais "teen". "Vou falar com um público diferente", conta Ana, que diz ter planos de conhecer pessoalmente os responsáveis pela "Dom" e "Junior".

Na capa de estréia, a "Aimé" colocou o modelo e estudante de educação física Fernando Fernandes, 26, que foi participante do "Big Brother Brasil 2".

Ela revela que estuda, no próximo ano, lançar uma revista para o público lésbico. "Talvez eu traga para o Brasil um título de fora."

Neste mês, foi lançada a revista "Entre Ellas", com três ensaios sensuais com mulheres. Mas a publicação recebeu críticas negativas em sites lésbicos. "As chamadas são horrendas, parecem uma bela desculpa pra publicar ensaios fotográficos de quinta categoria", disparou o blog Na Ponta dos Dedos.

Paulo Pampolin/Divulgação/Aimé
Fernando Fernandes diz, na revista, que corre e pedala no Ibirapuera, treina boxe, musculação e natação
Fernando Fernandes diz, na revista, que corre e pedala no Ibirapuera, treina boxe, musculação e natação

Noite

No próximo dia 26, está prevista a inauguração do Studio Roxy (www.studioroxy.com.br) no número 430 da r. Augusta. O clube tem em sua programação musical nomes conhecidos do público lésbico, como a DJ Cris Villela. Vai funcionar de quarta a domingo. No sábado, mulher paga R$ 45, enquanto homem desembolsa R$ 60. A boate fica em uma região onde atualmente bombam os clubes Vegas e Inferno, sede da festa lésbica mensal Tête-à-Tête.

É o segundo clube previsto para abrir na capital neste mês. No próximo dia 29, está marcada a abertura da Megga, na Barra Funda. Em geral, em meses anteriores à Parada Gay, há um movimento maior de lançamentos de negócios focados no público GLS, de olho nas necessidades de uma multidão recorde de turistas na cidade na semana do evento, que neste ano será no dia 25 de maio, na av. Paulista.

Enquanto umas boates abrem, outra fecha. A Lov.e Club & Lounge marcou para o dia 4 de abril a data de sua última festa. Promete reunir "mais de 40 DJs", ou seja, uma rave sem hora para acabar.

FolhaShop

Digite produto
ou marca