Colunas

Destaques GLS

12/05/2008

ONG gay se diz "indignada" com ator Rômulo Arantes Neto

TINO MONETTI (interino)

Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), disse ter ficado "ofendido" e "indignado" com Rômulo Arantes Neto, capa da revista "Junior". O ator afirmou que travestis são "um povo insatisfeito, muito infeliz", em entrevista à coluna Mônica Bergamo, publicada no último sábado (10).

"Como presidente da ABGLT, fiquei bastante ofendido, até indignado com a declaração, muito equivocada e inadequada. Conheço muitas travestis felizes e homens héteros infelizes. Até porque a felicidade é algo muito pessoal e difícil de definir", explicou Reis.

Divulgação
Toni Reis (à esq.), presidente da ABGLT, e seu companheiro, o inglês David Harrad, vão participar da Parada Gay de São Paulo
Toni Reis (à esq.), presidente da ABGLT, e seu companheiro, o inglês David Harrad, vão participar da Parada Gay de São Paulo

O presidente da ONG gay disse que ainda não recebeu nenhuma reclamação sobre o ator Rômulo Arantes Neto ilustrar a capa da quinta edição da "Junior".

"Adianto que não houve nenhum pedido (de retratação) por parte dos 203 grupos afiliados a ABGLT para um pronunciamento oficial. Pessoalmente não lembro do caso", afirmou Reis, que também disse achar "interessante ter aliados em todos os setores", comentando o ensaio do ator.

O caso mencionado por Reis aconteceu em 2007, quando o ator foi acusado de agressão contra travestis que, depois, voltaram atrás e retiraram a acusação. Em março, a ABGLT pediu retratação do ator Rodrigo Hilbert, capa da revista "Dom", pelo uso de uma expressão ("bichona") durante o "Domingão do Faustão".

Smoking

O presidente da ABGLT também confirmou sua participação na 12ª Parada Gay de São Paulo, que acontece no próximo dia 25 de maio, a partir das 12h, na av. Paulista.

"Já aluguei meu smoking com meu marido. Chegarei do Peru um dia antes e vou para lá, com certeza", comentou.

Sobre a importância da parada como um evento político, Reis afirmou que esta carga de protesto deve acontecer, principalmente, em 17 de maio, Dia Internacional de Luta contra a Homofobia.

"A Parada é o momento de mostrar alegria e orgulho de ser quem se é. Os protestos, a luta política, ficam para 17 de maio", explicou.

Daia Oliver/Folha Online
"Gay Day" reuniu 10 mil no Hopi Hari, segundo organizadores; veja galeria de imagens
"Gay Day" reuniu 10 mil no Hopi Hari em 2007, segundo organizadores; veja mais imagens

Gay Day

Neste ano, o Playcenter, parque de diversões de São Paulo, volta a receber o Gay Day, um dos eventos oficiais do mês do Orgulho GLBT na cidade.

O Playcenter irá sediar a 8ª edição do evento, que acontece em 24 de maio --um dia antes da Parada Gay-- a partir das 11h. O Gay Day, feito em parceria com a APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo), acontece pela terceira vez no Playcenter.

O parque, que contará com 35 atrações próprias e outras específicas do evento na data, recebeu a primeira edição do Gay Day, em 1999, e foi palco do evento novamente em 2005.

Nos outros anos, a festança --uma das mais concorridas pelo público gay que permanece ou visita a cidade-- aconteceu no Hopi Hari.

Os ingressos para o Gay Day, que dura até as 21h, podem ser comprados antecipadamente por R$ 27,90 ou no dia do evento, na bilheteria, por R$ 32.

O Playcenter fica na r. Marginal Tietê, porém, a entrada é pela r. José Gomes Falcão, 20, no bairro paulistano da Barra Funda.

Sérgio Ripardo/Folha Imagem
Estátuas masculinas no parque Balmaceda, em Santiago do Chile
Estátuas masculinas no parque Balmaceda, em Santiago do Chile

Vôlei

O MOVDEINCHILE, Movimiento Deportivo de Integración GLTB en Chile (Movimento Esportivo de Integração GLBT no Chile), anunciou que fará um torneio internacional de vôlei gay em novembro.

Por meio da ASVO-G, associação de voleibol GLTB do Chile, o presidente do MOVDEINCHILE, Fernando Carvajal, revelou que o campeonato acontecerá de 10 a 16 de novembro, em Santiago.

Atualmente, a associação busca times de diversas partes da América Latina, Estados Unidos e Europa para realizar o evento.

Até agora, o Brasil ainda não apresentou uma equipe. Os interessados em participar podem encontrar mais informações no site do torneio ou enviar e-mail para info@asvog.com.

Daia Oliver/Folha Online
Reduto da paquera gay na região central, Queen (r. Vitória, 826, perto do largo do Arouche e metrô República) é um dos bares citados no Guia GLS São Paulo; local também exibe shows de drags no começo da madrugada
Reduto da paquera gay na região central, Queen (r. Vitória, 826, perto do largo do Arouche e metrô República) é um dos bares citados no Guia GLS São Paulo; local também exibe shows de drags no começo da madrugada

FolhaShop

Digite produto
ou marca