Colunas

Destaques GLS

13/05/2008

"Dom" vira mensal e aumenta competição no segmento GLS

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

O "boom" de revistas voltadas para o público GLS, que eclodiu no quarto trimestre de 2007, vive agora um explícito momento de competição. No mês da Parada Gay de São Paulo, a disputa pela atenção dos leitores se acirra. A revista "Dom", lançada em dezembro pela editora Peixes como bimestral, decidiu virar mensal.

A Folha Online apurou que a revista "Junior" (editora Sapucaia e MixBrasil), sua concorrente, também tem planos de ser mensal no segundo semestre--por enquanto, continua bimestral. A "Aimé", do grupo Lopso, já nasceu, na semana passada, como uma publicação mensal.

Em comum, as três publicações têm a decisão de não publicar ensaios de nudez explícita, na contramão do que faz a revista "G", que mudou de dono recentemente. O conteúdo explora um formato já explorado por revistas héteros, como textos sobre moda, comportamento, consumo, turismo, celebridades e temas culturais.

Analisando as primeiras edições, dá para perceber um mimetismo com publicações internacionais do gênero nos EUA e Europa. Tanto que a "Dom" e "Junior" festejam publicamente quando ocorre a coincidência de suas pautas ou modelos de ensaios com as de revistas estrangeiras, como "Out", "Têtu" e "DNA".

Em linhas gerais, o homem de "Dom", "Junior" e "Aimé" é (ou sonha ser) um consumidor nato, refém da moda e do design, um turista de roteiros sofisticados, um cosmopolita pós-gay, pós-militância, sem muitas (ou nenhuma) preocupações políticas tradicionais.

O bom momento da economia, com a recuperação progressiva dos salários e oferta de empregos, cria um clima positivo para esse segmento do mercado editorial. A sobrevivência desses novos títulos vai depender do mercado publicitário. Segundo a Folha Online apurou, os preços dos anúncios são bem menores do que em publicações semelhantes já consolidadas. Os anunciantes chegam a ganhar espaço editorial, uma prática impensável em veículos de credibilidade.

Divulgação/Dom
Modelo ilustra texto sobre fitness da nova edição da "Dom", que chega às bancas na semana da Parada Gay
Modelo ilustra texto sobre fitness da nova edição da "Dom", que chega às bancas na semana da Parada Gay

Rapi10

A The Week prepara o lançamento de um guia de boas maneiras. Eis as sugestões de Destaques GLS para educar essas "beshas":

1- Não roubarás a identidade da colega para entrar como VIP na boate

2 - Não mentirás o nome do seu bairro nem sua idade nem profissão para posar de fina

3 - Não beberás água da torneira para economizar na bebida na boate

4 - Não ficarás tão "colocada" com bebida e drogas provocando bafões na festa

5- Não tomarás bomba para virar barbie do dia para noite se enchendo de espinhas

6- Não baterás na cara dos seus desafetos penetras de suas festas

7- Não cobiçarás o homem alheio nem insistirás na paquera após levar um fora

8- Não ocuparás o reservado do banheiro para consumir drogas ou transar

9- Não subirás no "queijinho" da pista sem camisa e sem o corpo em forma

10- Não esquecerás de fazer a xuca (higiene anal) nem de escovar os dentes

Prêmio

A associação que organiza a Parada Gay de São Paulo divulgou os vencedores do 8º Prêmio Cidadania, prêmio concedido pela organização durante a Feira Cultural GLBT e que destaca ações políticas e culturais relativas à valorização da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

A cerimônia acontecerá no palco da 8ª Feira Cultural, que este ano será realizada na pça. da República --e não no Vale do Anhangabaú, como nos anos anteriores--, a partir das 10h, no feriado de Corpus Christi, em 22 de maio.

Em 2008, a organização escolheu premiados em 12 categorias (Justiça; ONG; Vídeo; Literatura; Direitos Humanos; Cinema; Teatro; Publicidade; Televisão; Memória; Internacional e Especial), que juntas somam 14 premiados.

Entre eles, estão o filme "O Signo da Cidade", de Carlos Alberto Riccelli, o programa "Ponto Pê", apresentado por Penélope Nova na MTV, e as controversas Paradas do Orgulho GLBT de Moscou e Jerusalém.

Cada premiado receberá um troféu no formato de sinal de positivo, feita de vidro em cores variadas, elaborado pelo designer e colunista da Folha Duilio Ferronato. Confira a lista completa com os vencedores.

Justiça: Juiz Guilherme Madeira Dezem

Ong: GAPA (Grupo de Apoio à Prevenção à Aids)

Vídeo: Documentário "Questão de Gênero" (de Rodrigo Najar)

Literatura: Cadernos Pagu (dossiê Quereres, do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp)

Direitos Humanos: Prof. Roberto Arriada Lorea

Cinema: Filme "O Signo da Cidade" (de Carlos Alberto Riccelli)

Teatro: "Good Morning São Paulo" (de Deto Montenegro)

Publicidade: Agência Santa Clara (propaganda Nebacetin)

Televisão: Programa "Ponto Pê" (da MTV)

Memória: Laura de Vison

Internacional: Paradas do Orgulho de Moscou e Jerusalém

Especial: Grupo Somos e jornal "Lampião da Esquina"

Colaborou Tino Monetti

FolhaShop

Digite produto
ou marca