Colunas

Destaques GLS

14/05/2008

Psiquiatra do "Big Brother" planeja documentários sobre saúde mental

TINO MONETTI (interino)

Tido como um dos mais polêmicos participantes de todas as edições do "Big Brother Brasil", o psiquiatra mineiro Marcelo Arantes --que assumiu sua homossexualidade na oitava edição do reality show, do qual participou no início do ano--, nunca participou de uma Parada Gay. E já avisou que, no próximo dia 25, não estará em São Paulo no maior evento do gênero.

Arantes, que recentemente abriu uma clínica no bairro carioca do Leblon, afirmou que trabalha no projeto de dois livros e em um programa de discusssão investigativo na TV para "qualquer emissora que aceite o desafio".

João Pedro Sampaio/Divulgação
Marcelo Arantes planeja fazer documentários sobre saúde mental
Médico mineiro Marcelo Arantes planeja fazer documentários sobre saúde mental

O ex-"BBB", que chegou a confessar uma paixão fugaz por outra participante do reality show, Gyselle Soares, durante seu confinamento, disse que conhece as novas revistas brasileiras voltadas ao público gay e que teme conhecer Jean Wyllys por receio de que "ele se paute exclusivamente em assunto de militância".

O psiquiatra, que permaneceu 62 dias na casa do "BBB8" e foi o nono eliminado da competição, contou ainda que tem vontade de estudar atuação e de "concretizar alguns documentários para a TV ligados à saúde mental".

*

Folha Online- Como você analisa hoje sua participação no "BBB", quase dois meses após o fim do programa? O que o programa te trouxe de mais importante?

João Pedro Sampaio/Divulgação
Ex-integrante do "Big Brother" diz ter receio de encontrar Jean Wyllys
Ex-integrante do "Big Brother" diz ter receio de encontrar Jean Wyllys, vencedor do BBB5

Marcelo Arantes- A experiência do confinamento fez sentido real no instante em que deixei a casa para confrontar minhas idéias com as de outras pessoas. Portanto este processo é contínuo e vai se cristalizando com o tempo. Por isso, agora quase dois meses do fim, minha participação é muito mais clara. Entendo melhor as estratégias e os mecanismos de sobrevivência de cada um ali dentro do jogo. Sobre os frutos do programa, acredito que são vários, mas destaco aqui a visibilidade que me foi oferecida. A partir dela tenho traçado novos referenciais profissionais, na literatura e na medicina.

Folha Online- Como vai o seu consultório? Você recebe muitas visitas de fãs? Ou mais de pessoas que realmente buscam tratamento?

Arantes- O consultório pertence à Viventi Clínica Integrada, no Leblon [zona sul do Rio] e funciona como o de qualquer outro colega. Alguns pacientes confessam ao fim da consulta que torceram por mim, e não creio que isso prejudique o vínculo médico-paciente, muito pelo contrário.

Folha Online- Como vai o projeto da publicação de seus livros?

Arantes- Tenho um bom conteúdo ficcional em andamento. Não revelo mais nome, tema ou prazo de conclusão, gosto de criar a expectativa. Entendo que seria importante lançá-lo já, aproveitando a visibilidade de mídia, mas quero concluí-lo ao meu tempo. Na sequência, quero escrever algo sobre o processo de transformação do anônimo em conhecido, e as implicações que isto trouxe à minha vida pessoal e profissional.

João Pedro Sampaio/Divulgação
Marcelo Arantes revela que toparia ensaio para novas revistas gays, como "Dom" e "Junior"
Marcelo Arantes revela que toparia ensaio para novas revistas como "Dom" e "Junior"

Folha Online- Você virá à Parada Gay de São Paulo, no próximo dia 25 de maio?

Arantes- Tenho um evento no exterior agendado para a data.

Folha Online- Você já participou de alguma Parada Gay? O que você pensa sobre o evento?

Arantes- Ainda não tive a oportunidade de participar. Vejo a Parada como uma expressão de alegria e de liberdade e parte do processo de construção democrática desejada pelos grupos de direitos dos homossexuais.

Folha Online- Você já conheceu o ex-BBB Jean Wyllys? Você gostaria de conhecê-lo?

Arantes- Ainda não nos encontramos. Tenho alguma curiosidade em discutir certos temas com o Jean, mas receio que ele se paute exclusivamente em assunto de militância. Enfim, uma hora ou outra nos encontraremos, e a conversa acontecerá com naturalidade.

Folha Online- Você lê as revistas gays que atualmente estão no mercado brasileiro, como "Dom", "Junior, "Aimé" ou "G Magazine"?

Arantes- Atualmente tenho concentrado minha leitura em textos de atualização médica, mas divido o tempo com publicações diversas sobre temas gerais. Conheço o trabalho da "G", já li ótimos textos lá. Também já conheço algumas edições da "Dom" e da "Junior", e fico feliz que o mercado editorial brasileiro tenha recebido bem estas publicações. Ainda não li a "Aimé".

Folha Online- Você teria uma coluna --ou até posaria, mesmo que não nu-- em alguma delas, caso fosse convidado?

Arantes- Infelizmente, na atualidade, não tenho disponibilidade de tempo para escrever nada que não seja o que já tenho escrito. Sobre posar nu, acredito que não seja um trabalho coerente com o que planejo para o momento. Já outras fotografias? Não vejo problemas, desde que seja um trabalho sério.

Folha Online- Você gostaria de ser ator futuramente? E trabalhar na Globo, mesmo em outras áreas?

Arantes- Tenho vontade de estudar atuação, mas como laboratório de preparação para expressão verbal e corporal. Gosto de trabalhar com TV e tenho projeto de moderar um programa de discussões, despojado mas investigativo, em qualquer emissora que aceite o desafio. Também quero concretizar alguns documentários para a TV ligados à saúde mental.

Folha Online- Quais são seus planos profissionais?

Arantes- Para os próximos anos, quero a clínica ampliada e alguns bons livros na estante.

-

Scarlett e Penélope

O cineasta norte-americano Woody Allen, cujo último lançamento, "O Sonho de Cassandra", está em cartaz em São Paulo, estará em Cannes para divulgar seu novo filme, "Vicky Cristina Barcelona".

Em sua nova produção, na qual duas norte-americanas vão de férias à cidade catalã, as atrizes Penélope Cruz e Scarlett Johansson fazem sexo em uma cena promete entrar no imaginário lésbico cinematográfico.

No trailer do filme, já disponível no YouTube, as duas aparecem se beijando em um estúdio de revelação fotográfica, iluminadas por uma luz vermelha.

"Vicky Cristina Barcelona", que deve ter sua estréia comercial no mundo em setembro, também conta com o galã espanhol Javier Bardem, que anunciou recentemente que sairá de férias da indústria por um ano.

VJs gays

O programa "Todos os VJs do Mundo", da MTV, está selecionando VJs gays e lésbicas para um especial em homenagem à parada GLBT, informa o site para meninas Dykerama.com.

A gravação acontece nesta quinta-feira (15), das 17h às 21h e os interessados em participar devem enviar e-mail para todososvjsdomundo@mtv.com.br com nome, data de nascimento e fotos recentes de corpo e rosto.

Na edição especial do programa, que vai ao ar na próxima quarta-feira (21) à 0h15, os candidatos a VJs vão apresentar clipes temáticos, de Gloria Gaynor a Ana Carolina.

Podcast

Ouça uma conversa informal de Sérgio Ripardo, editor de Ilustrada da *Folha Online, com o blogueiro Marcos Costa, o Carioca Virtual. Os dois falam sobre The Week, Parada Gay e a visão geral dos paulistas sobre os cariocas.

"Aqui dizem que tenho sotaque forte de carioca. No Rio, dizem que perdi o sotaque", conta Costa.

Sérgio Ripardo

FolhaShop

Digite produto
ou marca