Colunas

Destaques GLS

11/06/2008

Globo é indicada ao troféu gay "Pau de Sebo"

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

O antropólogo Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia, indicou a Globo para levar o próximo troféu "Pau de Sebo", recebido por "inimigos" do movimento homossexual. Ele ficou irritado com o pouco destaque dado pela emissora à 1ª Conferência de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, aberta pelo presidente Lula, na última quinta-feira.

"A Globo é foda. Que decepção!", escreveu Mott a seus colegas que participam do fórum "Homossexualidade e Direito".

Ele elogiou a emissora de Silvio Santos, em especial ao apresentador Hermano Henning. "O SBT com o Henning deu uma cobertura simpática, mas a Globo, além de não permitir o beijo gay, mantém o complô do silêncio contra o amor que ela ainda não ousa dizer o nome. Vamos dar mais uma vez o Pau de Sebo a Globo!Como é possível tanta homofobia na direção da Globo? Deplorável."

No último dia 31, a Globo evitou exibir um beijo entre pessoas do mesmo sexo no final da novela "Duas Caras", apesar de seu autor (Aguinaldo Silva, homossexual assumido) ter escrito a cena. Já a revista semanal "Época", publicada pela editora Globo, também descartou uma foto de um beijo gay para sua capa com os sargentos Laci e Fernando.

A Globo nega homofobia. O canal argumenta que seus "princípios de qualidade" não prevêem beijos e carícias entre homossexuais. A "Época" nega censura e diz que a capa sem o beijo foi avaliada como a "mais adequada" para o material publicado.

Divulgação
Três opções de capa consideradas pela revista "Época"; venceu a do lado direito, sem o beijo nem sugestão dele
Três opções de capa consideradas pela revista "Época"; venceu a do lado direito, sem o beijo nem sugestão dele

Rio

Os organizadores da Parada Gay do Rio desmentiram os rumores sobre uma suposta pressão da Igreja Católica para mudar a data do evento neste ano.O grupo Arco-Íris manteve a data de 12 de outubro, um domingo em que também se comemora o dia da padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida), e o dia em homenagem às crianças. "Houve o receio de algumas pessoas sobre a escolha da data, mas não vamos mudá-la outra vez", diz Jussara Bernardes, presidente da ONG.

A Parada Gay do Rio costuma ocorrer no último domingo de junho. Neste ano, seria no dia 29 de junho, dia de são Pedro. Mas a tradição dos arraiais poderia esvaziar a festa dos gays em Copacabana. Também foi descartada pela ONG a realização da Parada no primeiro domingo de setembro (7), dia que se lembra a Independência. Mas aí o problema é a marcha militar e o risco de algum sargento mais pintoso acabar no pau-de-arara.

Braço forte, mão amiga

"Braço Forte, Mão Amiga". Há algo mais homoerótico do que esse lema do Exército?, indaguei na semana passada. E não é que recebi um e-mail educado e simpático assinado por um coronel da reserva que diz ter criado o lema e rebate qualquer apelo gay no enunciado. Em resposta, agradeci a educação e reconheci como "legítimas" as suas inspirações.

Leia a íntegra do e-mail do coronel:

"Sr jornalista Sergio Ripardo

Fiquei bastante surpreso e por que não dizer até certo ponto "feliz" com seu artigo denominando o slogan do Exército: Braço Forte, Mão Amiga de homoerótico. Fiquei feliz, primeiramente por evidenciar a tão importante, imprescindível e constitucional liberdade de expressão e por permitir-me esta oportunidade de resposta.

Saiba que ao criar o citado slogan baseei-me na seguinte inspiração:

Quanto ao Braço Forte, admiro-o, pois foi esse braço forte que ajudou na vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial; admiro-o por nunca ter sido derrotado no campo de batalha, admiro-o porque promove a segurança nacional dissuadindo qualquer ameaça, admiro-o pela presença na Amazônia e principalmente em suas longínquas e extensas fronteiras, entre outras razões.

Quanto a Mão Amiga, é esta mão que segura pesados dormentes na construção de ferrovias, que segurou no passado linhas de transmissão para integrar o Mato Grosso e Amazônia, como fez Marechal Rondon, que segura equipamentos pesados para construção de açudes para matar a sede do sofrido povo nordestino, que segura a bandeira da paz ao levar harmonia para países amigos como Moçambique e Haiti e, até mesmo, que segura pulverizadores para ajudar no combate ao mosquito da dengue.

Caro jornalista, concordo contigo, se alguém admira um braço forte por outros motivos que não os que me inspiraram e se essa mão amiga segura coisas que não as que eu vi os bravos soldados do Exército segurarem nos meus 32 anos de serviço à Pátria, devo concordar contigo que este slogan por mim criado tem, sem dúvida alguma, para essas pessoas, apelo HOMOERÓTICO.

"Meus respeitos pela importante atividade que desempenha e procure conhecer melhor o Exército Brasileiro"

Francisco Brasil - Coronel da reserva do Exército

Autor do slogan "Braço Forte, Mão Amiga"(*)

(*)

-Copiado por outros exércitos e forças aéreas de países da América do Sul

-Elogiado pelo Comandante do Exército Sul dos Estados Unidos da América em visita oficial ao Brasil.

-Utilizado por diversas vezes pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva em seus pronunciamentos à Nação

-O slogan mais conhecido de toda a História do Exército Brasileiro.

-Contempla o importante conceito de Responsabilidade Social, que somente agora tem chamado a atenção das outras organizações com ou sem fins lucrativos."

-

A íntegra da minha resposta ao coronel:

olá, francisco, tudo bem?

"Conheço bem o exército --já fui casado por 7 anos com um ex-soldado. Fico feliz com o tom de seu e-mail, principalmente por evocar a liberdade de expressão. Suas inspirações para o lema são legítimas, e a referência ao slogan em meu artigo só foi pertinente ao público a que se destina a coluna

obrigado pela leitura e felicidades."

-

Sérgio Ripardo/Folha Online
Cachaça artesanal produzida em Minas faz piada com os gays
Cachaça artesanal produzida em Minas faz piada com os gays

Pinga fogo

E o pior de ser gay é suportar as piadinhas. Em Monte Verde, no sul de Minas Gerais, uma cachaça traz no rótulo a mensagem "Se você for uma bichinha, dê uma risadinha...". Não comprei, porque não achei a menor graça. Registre-se que, em Minas, o movimento de defesa dos direitos dos homossexuais é um dos mais fortes do país.

Sérgio Ripardo
João e Estefanio
João e Estefanio

Podcast

Ouça minha conversa com Estefanio e João, criadores do blog Glamaddict. Falamos sobre as fraudes montadas por celebridades em troca de uma capa de revista. O papo também abordou o vício de blogar, comparado ao crack consumido pela diva Amy Winehouse, e a tentação de sacar o celular e fotografar famosinhos na noite gay, em situação de vexame.

Sérgio Ripardo

FolhaShop

Digite produto
ou marca