Colunas

Destaques GLS

18/06/2008

Exército, liberte os sargentos gays

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

A pressão para o Exército libertar os sargentos gays vai aumentar nos próximos dias com uma série de manifestações de rua programadas por ONGs. Os protestos pretendem agudizar a imagem de um Exército homofóbico e torturador, principalmente depois do envolvimento de militares na morte de três jovens no morro da Providência, no Rio.

Um dos atos políticos mais representativos está previsto para a tarde da próxima sexta-feira (20), quando será realizada uma caminhada repleta de simbolismos, no centro do Rio. Os manifestantes vão se concentrar a partir das 16h na pça. da igreja da Candelária e vão seguir até o Comando do Leste do Exército, na Central do Brasil.

Apu Gomes/Folha Imagem
Sargentos Fernando Alcântara de Figueiredo e Laci Marinho de Araújo (à dir.) sofrem cerco do Exército na Rede TV!
Sargentos Fernando Alcântara de Figueiredo e Laci Marinho de Araújo (à dir.) sofrem cerco do Exército na Rede TV!

A "Vigília pela Libertação Imediata de Laci e Fernando" vai render para mídia imagens como o hasteamento da bandeira do arco-íris, distribuição de flores e velas acesas, que serão colocadas pelos manifestantes em frente ao prédio do Comando do Leste.

O protesto contra a prisão dos sargentos, que vivem uma relação estável há 11 anos, conseguiu reunir o apoio de diversas organizações da sociedade civil. Liderada pelo grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, a manifestação também terá integrantes de mais 12 ONGs.

Para justificar a soltura dos sargentos Laci e Fernando, os militantes citam a violação dos direitos humanos e os sinais de que os argumentos da prisão (ausência do trabalho e uso de roupas inadequadas) apenas encobrem o preconceito do Exército e suas regras rígidas contra a visibilidade de militares homossexuais no espaço público. Em Salvador, também está previsto um protesto em frente ao quartel da Mouraria, a partir das 16h, com organização do Grupo Gay da Bahia. Outras ONGs pelas capitais do país também articulam manifestações.

Caixa de e-mail

Nas últimas semanas, leitores de Destaques GLS e do blog enviaram seus comentários sobre a prisão dos sargentos. Eis alguns trechos:

"O casal gay do exército encontrou a felicidade almejada por tantos, mas tem pago um alto preço por isso. A mídia e os homofóbicos de plantão não perdoam. Sou gay e só quero amar em paz. Neste país ser gay é um grande pecado" (Marcelo)

"Adorei a coragem dos sargentos. Se todos os GLBTs tivessem essa mesma postura não teríamos mais tanta violência contra nós" (Gilmara)

"A sociedade quer ver gays sem libido, gays aparentemente amigos, e com afetividade apenas entre quatro paredes" (Marcos)

"Eles foram corajosos e fizeram história" (Cristiano)

"A atitude do Exército brasileiro foi amplamente condenável" (Paulo)

-

De Santa Catarina, o leitor Alberto Greco comentou minha resposta a um coronel da reserva, publicada na semana passada. Eis a íntegra do e-mail:

"Como pode estas associações gays do Brasil conquistarem respeito por suas causas se elas próprias não respeitam sequer Homens que serviram a nossa Pátria. Onde já se viu Sr. Sergio Ripardo se dirigir a um Coronel da reserva do Exército de "Olá, francisco, tudo bem?". A iniciar pelo forma mal educada de escrever seu nome com letra minúscula e de tratamento desrespeitoso com um Sr. que serviu nossa Pátria sabe-se lá as dificuldades passadas por ele e por seus subordinados, enquanto o Sr., conhecedor do exército Brasileiro, estava casado com um soldado. Deve de fato ter sido de grande valia conhecer o exército através de seu "marido". Tenha mais respeito com nossos símbolos Nacionais, sérgio."

Diversidade no cinema

Já considerado um dos maiores festivais de cinema da diversidade sexual do país, o For Rainbow terá uma segunda edição em julho, em Fortaleza (CE). A programação ainda não foi fechada, mas a lista dos convidados começa a ser confirmada. O médico Jairo Bouer vai integrar o júri. A diva transex Claudia Wonder também garantiu presença e deve realizar uma palestra. O festival será de 5 a 9 de setembro. No ano passado, o For Rainbow teve cerca de 1.500 participantes.

Podcast

Ouça minha conversa com Estefanio e João, criadores do blog Glamaddict. Falamos sobre personagens da noite gay de São Paulo, como a Elza, que realiza furtos em alguns clubes, e golpistas que se disfarçam de partidão para tirar vantagem de gays.

TEXTO

Ensaio

O segundo número da revista gay "Aimé" deve chegar às bancas no próximo dia 20. A publicação vai trazer um ensaio (sem nudez) dos gêmeos Flávio e Gustavo Mendonça, 29, que ganharam fama no extinto programa "Superpositivo", da Band. A dupla tenta se manter em evidência: Flávio procura uma namorada em um quadro do "O Melhor do Brasil", programa apresentado por Rodrigo Faro na Record, e Gustavo vive um romance cheio de idas e vindas com a Mulher-Samambaia, do "Pânico na TV!".

Divulgação
Gêmeos Flávio e Gustavo Mendonça (à esq.), 29, vão aparecer no segundo número da revista gay "Aimé"
Gêmeos Flávio e Gustavo Mendonça (à esq.) vão aparecer no segundo número da revista gay "Aimé"

FolhaShop

Digite produto
ou marca