Colunas

Destaques GLS

09/07/2008

Galãs gays mofam no armário

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

A lista de galãs homossexuais não pára de crescer. Esse grupo de artistas faz malabarismos para esconder do público sua orientação sexual. Um dos seus aliados é a legislação brasileira bastante rigorosa nesse tipo de conflito, o que dificulta a abordagem do assunto pela mídia, mesmo quando os flagrantes ocorrem em espaço público ou na internet.

TVs e gravadoras impedem a saída do armário de seus artistas. Quem se arrisca acaba banido, sem trabalho, condenado ao gueto. Na última década, não houve avanços relevantes nessa área. As publicações especializadas em celebridades sabem quem são os gays nas emissoras, recebem material de paparazzi, mas engavetam, com medo de pagar indenizações.

Galãs homossexuais contam ainda com a ajuda da concentração da mídia. Uma revista ou uma coluna de celebridades ligada a grupo de comunicação dificilmente vai "queimar" a imagem de um ator ou atriz protagonista de uma novela. O que move essa precaução, justificada pelo respeito à privacidade, é que o público rejeitaria um galã homossexual ou não acreditaria na sua atuação para um personagem hétero.

Famoso por ter vivido o mago Gandalf na trilogia "Senhor dos Anéis", o ator britânico e homossexual assumido Sir Ian McKellen, 69, costuma dizer que o show business ainda é bastante conservador e rígido com os conceitos de masculinidade e feminilidade.

Nessa visão de negócio, um galã tem de falar grosso, ser másculo e agreste, e só um diretor louco colocaria uma pintosa para interpretar o papel de "pegador" e "don juan". Para conseguir um lugar ao sol, os galãs do babado precisam, muitas vezes, se submeter ao famoso "teste do sofá", aproveitando-se de diretores ou dramaturgos igualmente no armário.

Com a internet, ficou mais difícil se manter longe das especulações. Basta digitar o nome de um artista seguido da palavra "gay" para achar algum comentário (verdadeiro ou falso) em um blog em uma comunidade, seja em um site de buscas ou de relacionamento, como Orkut. No dia em que o Brasil tiver um galã assumido, não será exagero decretar feriado nacional.

Podcast

Confira conversa com Vanessa Teodoro, locutora da Folha Online. Falamos sobre o interesse por notícias sobre celebridades e o caso da modelo Isabeli Fontana, que disse não querer filho gay durante participação no programa da Hebe, no SBT.

Sergio Ripardo

-

Pedro Stephan/Divulgação
Modelo Pedro Bahia posa na pedra do Arpoador para ensaio "Meninos do Rio", um dos destaques da revista "Dom" de julho
Modelo Pedro Bahia posa no Arpoador para ensaio "Meninos do Rio", destaque da revista "Dom" de julho

FolhaShop

Digite produto
ou marca