Colunas

Energia e Bons Fluidos

09/03/2005

Mapa astral: caminho do auto-conhecimento

"Qual é seu Signo?" Essa pergunta sempre faço aos meus clientes nas Consultorias de Feng Shui. Esse questionamento me fornece um grande leque de informações, que irá ajudar a entender um pouco mais seu perfil, atitudes, gostos, qualidades e "possíveis defeitos". Detalhe: não sou astrólogo e nem sei interpretar um mapa astral. Uso de informações simples da característica de cada signo.

Em geral, muitos clientes me confessam que têm muita vontade de fazer um mapa astral, seja pessoal ou da empresa, mas não o fazem por falta informação ou de indicação de profissionais qualificados.

Pensando nisso, convidei o Astrólogo Silvio Pazzoto, que há muitos anos estuda e trabalha no ramo, para esclarecer o que é Astrologia, Mapa Astral e suas inúmeras aplicações para o ser humano e empresas.

Segundo Pazotto, a Astrologia não é a ciência das generalidades vazias e inconseqüentes. Ao contrário! A Astrologia permite que alguém se coloque diante das leis universais e cósmicas sob as quais se encontra vinculada. Nesse sentido, uma máxima se impõe aos olhos do interessado e sob a qual a Astrologia se alicerça: "O que está em cima é como o que está embaixo".

Seguramente os objetivos fundamentais de uma interpretação astrológica, que tem num mapa sua verdadeira representação, é permitir uma pessoa se conscientize de quais são as suas principais ferramentas para crescer, evoluir, e se desenvolver como pessoa humana, existencial, social e espiritual.

Charles Vouga, astrólogo suíço do século passado, alerta que "o homem é ignorante das leis universais e sua ignorância é a causa dos seus sofrimentos. Somente o conhecimento dessas leis pode libertá-lo; e a Astrologia é a mais alta definição da Lei cósmica com relação ao indivíduo".

São estas mesmas verdades universais que governam o espírito humano, imutáveis no tempo e no espaço, preservadas pelo saber astrológico desde o seu surgir, que, se retomadas a sério, geram o mais perfeito equilíbrio humano e espiritual possível.

Foi, então, possível aos astrólogos, obedecendo fielmente a estes ditames, elaborar uma exata e precisa correspondência pessoal e individual que denominamos de Mapa Astral.

Mas o que é um mapa astral?

Muito divulgado, pouco conhecido na verdade, e muito mal interpretado nas suas razões, possibilidades e limites, o mapa astral pode ser considerado como a assinatura cósmica de alguém ou a digital cósmica de um fato ou de um acontecimento.

Quando um astrólogo deseja fazer um mapa natal de alguém ou de um acontecimento,ira solicitar as informações: o dia, o mês, o ano de nascimento, a hora de nascimento, e o local de nascimento deste alguém. Sem estas informações básicas e essenciais é impossível se fazer um mapa astral natal. Inserido no interior de um mapa astral temos Sol, Lua, e todos os planetas do nosso sistema solar, exceto a Terra.

Será somente por meio de um mapa astral precisamente calculado, utilizando-se de técnicas rigorosas, seguras e consagradas ao longo da história da Astrologia, assim como de um saber e de um conhecimento sólidos, experimentado e acumulado ao longo de milênios, mas dinamicamente atualizado, que o astrólogo realiza seu trabalho de interpretação. Só assim é que se torna possível para um astrólogo tomar conhecimento das virtudes e das desarmonias que fazem parte de alguém ou de um acontecimento.

O importante a ser frisado é que o mapa astral, uma vez examinado com muito cuidado, permite encontrar no seu interior as principais pistas que formam a teia que compõe o projeto pessoal de alguém, indicando quais são as dificuldades e as facilidades sob as quais esta pessoa esta sujeita em seu caminho de vida, bem como as principais tendências e inclinações podem ser precisa e satisfatoriamente conhecidas por alguém a partir de seu mapa astral natal. A ponto de servirem como um modo e um meio eficaz de auto-conhecimento, e se constituindo num valioso instrumento de evolução e desenvolvimento pessoal e individual.

Nesse sentido, a interpretação correta de uma carta astral mostra-se sensível, valiosa e muito prática. No mínimo orientadora! Apontando qual é o caminho a ser seguido para que determinados embaraços pessoais sejam devidamente superados. Com certeza, o mapa astral fornece as pistas seguras sobre os nossos principais limites humanos e pessoais!

Finalidade do mapa astral

Quando despertamos para uma realidade mais ampla, maior e mais essencial conseguimos atingir um melhor bem estar pessoal e um melhor estar bem diante de tudo e todos. Voltamos a nos reunir com tudo e todos. Isso nos permite o mapa astral. Para que este despertar tenha o efeito desejado, pelo menos cinco pontos básicos, voltados especificamente para análise e interpretação pessoal e individual de alguém pode ser realizado a partir de um mapa astral. Vejamos quais são estes pontos básicos :

1 - Traços de personalidade, quer nas suas qualidades, quer nos seus pontos fracos;
2 - Capacidade intelectual, indicando as tendências profissionais, vocacionais e que tipo e espécie de raciocínio encontram-se presentes e indicados pelas tendências e inclinações do mapa astral; mostrando-se ser, por exemplo, um valioso e confiável instrumento de análise das aptidões pessoais, do perfil profissional para candidatos que pleiteiam vagas em empregos de qualquer tipo e nível;
3 - As qualidades de sociabilidade inerentes à pessoa, assim como comunicação e expressão em grupo;
4 - Saúde, indicando as principais predisposições a doenças e enfermidades, assim como as fortalezas e as fragilidades corporais, físicas e orgânicas;
5 - Comportamentos e atitudes psicológicas podem ser delineadas com segurança, quer nas dificuldades, debilidades, entraves, e outras características semelhantes; quer nos recursos e potenciais desconhecidos;
6 - Instrumento de análise quanto à saúde empresarial, financeira e econômica de um empreendimento, empresa, sociedade comercial, etc.;
7 - Um mapa astral se presta também para a interpretação de fatos culturais, políticos, históricos e mundiais;
8 - A astro - meteorologia que se aplica, e que se encarrega em analisar e interpretar, as ocorrências locais e mundiais dos fatos e acontecimentos meteorológicos através de um mapa astral;
9 - Finalmente, temos possibilidades psico-espirituais contidas e indicadas num mapa astral.

Como se pode perceber o mapa astral é um e poderoso instrumento de análise, interpretação, reflexão e até mesmo de meditação. Indica que temos os meios e as formas necessárias para viabilizar o nosso bem estar e que o nosso verdadeiro equilíbrio pode ser encontrado. Se é por esta ou por aquela razão, que importa saber é que através de um mapa astral podemos ser esclarecidos quanto ao valor e a natureza das nossas dificuldades.

Acredito que com estas explicações, o caro leitor irá se interessar ainda mais sobre Mapa Astral.
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: fvct@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca