Colunas

Energia e Bons Fluidos

09/01/2003

As energias que vão reger 2003

FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online

Todo início de ano a mesma pergunta se repete: "Como será este ano para mim?" Não tem jeito, o homem é curioso e fica ansioso para saber o vai acontecer com sua vida profissional, amorosa, financeira, familiar etc.

Pela ótica do Feng Shui, a melhor pergunta é: "Quais são as energias que nos influenciarão em 2003?" Para respondê-la, coletei uma série de análises energéticas para 2003, segundo a numerologia, tarô, astrologia e horóscopo chinês.

Não são previsões, mas análises energéticas, pois independentemente de acreditar e aceitar, as energias estão regendo o período e nos passando várias dicas. Fica a critério de cada um usufruir ou não dessas informações.

As energias de 2003

  • A numerologia

    Segundo terapeuta e numeróloga Vera Caballero, quem está louco para promover mudanças, eliminar o velho e o ultrapassado de suas vidas, arranjar um novo amor e descobrir todos os prazeres que o corpo e a mente podem oferecer deve se preparar. É o ano certo!

    Esse novo período traz consigo uma energia muito grande, uma vibração nervosa de movimento e extroversão. Dependendo da personalidade, muitas pessoas vão sentir aquela "coceirinha", aquela vontade de se movimentar, de buscar o novo, de se aventurar e de experimentar. Tudo estará favorável para que saiamos das condições estagnadas e busquemos novos interesses e oportunidades.

    Época de decisões e escolhas, a acomodação e o medo do novo não serão bem vindos nessa fase, que exigirá desprendimento, coragem e muito jogo de cintura. Dois mil e três será um período de crescimento mental e fará com que as pessoas busquem novos cursos, passatempos e interesses. As viagens também estarão favorecidas, já que esse é um período de crescimento, expansão mental e de novas perspectivas.

    Aqueles que não têm como ponto forte a flexibilidade e o poder de adaptação se sentirão muito desconfortáveis nesse período, uma vez que o ano de 2003 será um período de contínua mudança. Alterações inesperadas, onde os projetos rígidos e bem estruturados podem ser deixados de lado a qualquer momento devido às novas solicitações. Quem não estiver preparado e com boa vontade para se desapegar, sofrerá muito. O ritmo das coisas será muito rápido e, mal nos acostumaremos ao novo e, repentinamente, tudo se alterará.

    As vibrações também estarão favoráveis para a comunicação, novas amizades, para vendas, lançamentos de novos produtos e idéias. Mais do que trabalho árduo, a expansão das nossas carreiras e negócios se dará pelos contatos sociais. Será preciso circular, expor-se, sociabilizar-se tanto para saber das novidades quanto para expor seu produto ou serviço.

    Os encontros amorosos serão muito estimulados, uma vez que a sensualidade e magnetismo estarão a mil e todas as pessoas estarão mais propensas a se comunicar e a experimentar novas sensações e experiências. Se você não tem ainda um companheiro (a), anime-se! Mas tome cuidado com os excessos e os atos impulsivos.

    Acomodados e medrosos fiquem atentos! Todos aqueles que são avessos a mudanças e estão adiando decisões e atitudes necessárias ao seu crescimento deverão tomar muito cuidado. Tente aproveitar toda essa energia dinâmica que está no ar e altere o que for preciso, já que as mudanças podem ocorrer contra sua vontade. Quem não se abrir para o novo poderá se ver obrigado a mudar de emprego, de sócios, de casa ou alterar substancialmente seu modo de vida. Quem não tomar a iniciativa poderá ser forçado pelas circunstâncias externas.

  • O tarô

    Pelo tarô, temos em 2003 a regência dos arcanos "A Rainha", "O Papa" e "O Juízo Final". Nesse ano, vamos lembrar muito do ditado "você colhe aquilo que planta". Quem ainda não entendeu que tudo na vida é uma grande "teia de aranha", em que todo ato e pensamento influencia o universo e, por este motivo, somos responsáveis por tudo, vai sentir na pele as cobranças e o peso das consequências do que andou aprontando.

    Podemos dizer que 2003 será o ano da responsabilidade e da livre escolha ou livre arbítrio. O arcano do "Juízo Final" nos ensina que temos todas as condições, por meio do nosso conhecimento e experiência de vida, para analisar cada passo e momento vivido, para escolher e definir nossos próximos passos e caminhos. Podemos transformar e mudar nosso karma e destino, mas isso requer coragem, equilíbrio e conhecimento.

    Esse conhecimento e equilíbrio será adquirido de muitas formas em nossas vidas. Uma delas é viver nosso dia-a-dia aprendendo e evoluindo, atitudes bem representadas pelo arcano da "Rainha", a matéria, sem nunca esquecer do nosso crescimento espiritual ou religioso, representado pelo arcano do "Papa", o espiritual.

  • A astrologia

    Vênus vai reger 2003. Vênus está relacionado à deusa Afrodite, que busca e governa o amor, as paixões e o prazer. Está associado também a todos os tipos de amor, do maternal e fraternal às grandes paixões e atração sexual, passando pelo mais romântico dos relacionamentos amorosos.

    Vênus tem uma energia feminina e, por isso, governa a beleza, a sensibilidade, as diferentes formas de expressão e comunicação, as artes, a moda e tudo o que é belo. Se preocupa também com a harmonia pessoal, os cuidados com nossas aparências e estética.

    Com esse planeta no comando de 2003, as relações pessoais de todos os gêneros -familiares, amizades, profissionais, sociedades, associações e políticas- serão favorecidas.

    O ano de 2003 pode ser marcado pela compreensão, acordos, diálogos e crescimentos mútuos. Pode ser um ano de paz no mundo, ou pelo menos no coração das pessoas. Bom gosto e harmonia pessoal estarão em alta. Quem trabalhar e viver com amor, viverá mais e feliz.

  • O horóscopo chinês

    No dia 1º de fevereiro começa o ano chinês, do Carneiro ou da Cabra. Segundo Theodora Lau, autora do livro "Manual do Horóscopo Chinês", este será um ano agradável e calmo, em comparação com o ano anterior, regido pelo vigoroso Cavalo.

    As coisas progridem lentamente e nós percebemos que estamos mais sentimentais e emotivos. O Carneiro influência muito as relações familiares e amigos próximos. Patrono das artes, o Carneiro fará vir à tona toda criatividade que há em nossa natureza. Seremos produtivos e imaginativos nas tentativas artísticas e estéticas. As vibrações pessimistas lançadas por ele também nos deixarão exageradamente sensíveis e os pequenos problemas nos irritarão. Em nossos empreendimentos, poderemos perder a coragem com muita facilidade ou criticar com exagero quando as coisas não forem do nosso agrado.

    No cenário mundial, as coisas se mostrarão tranquilas e moderadas. Tire um tempo para fazer as coisas que gosta: viajar, ler, dançar, dormir, amar etc.

    Cuidado com os exageros, principalmente com o "bolso"! Como Carneiro é pacífico, as pessoas serão levadas a usar o bom senso com seu próximo. Guerras, brigas, conflitos e animosidades recíprocas, em geral, terminarão no ano do Carneiro. A serenidade e paz desse animal fazem com que o ano de 2003 seja menos violento que os anteriores.

    Espero que este artigo ajude todos, para que 2003 seja um ano feliz!!!

    Quem tiver dúvidas sobre Feng Shui, ou quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato pelo e.mail: fvct@uol.com.br.

    Até!
    Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

    E-mail: fvct@uol.com.br

    Leia as colunas anteriores

  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca