Colunas

Energia e Bons Fluidos

03/04/2003

Vivendo sempre em paz

FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online

Infelizmente, o tema paz só volta com força total aos noticiários e nas conversas de nosso cotidiano quando uma guerra como a do Iraque acontece e sacode toda a energia mundial. Efeitos da globalização...

Analisando bem, quantas guerras que não estão sendo travadas no momento em todo o Mundo: A guerra no Afeganistão, a guerra contra guerrilha na Colômbia, a guerra na Palestina, a guerra urbana nas cidades brasileiras e mundiais e a guerra do dia-a-dia para sobreviver.

Quando se levanta a bandeira de um conflito, imediatamente se ergue com a mesma força uma bandeira pela paz e harmonia.

Se a coalizão EUA-Inglaterra decidiu pelo conflito armado, invadindo o Iraque para derrubar Saddam Hussein, para se alcançar a paz, nunca eles imaginavam que milhões sairiam às ruas para fazer centenas de manifestações pelo mundo, movimentando as pessoas.

Que energia fantástica é esta se movimentado pelo planeta Terra, em busca da paz mundial.

Mas, se cada um de nós não buscarmos a nossa paz pessoal, provavelmente muitos conflitos ainda irão ocorrer nas gerações futuras.

A guerra pessoal

O ser humano todos os dias sofre uma série de influências e pressões, seja no trabalho ou em casa, na vida particular, que fazem com que ele fique sempre nervoso, inquieto, irritado, estressado, ansioso, de mau humor, depressivo, amargurado, triste, sem tesão ou vontade de trabalhar ou de se cuidar ou de namorar.

Estou chamando a atenção porque todos nós, em maior ou menor grau, vivemos todos os dias um ou outro tipo de conflito particular.

Estamos vivendo um estado de guerra. Só que uma guerra particular ou pessoal, que infelizmente pode e esta acabando aos poucos com nossa energia pessoal, afeta a saúde mental, física, emocional e espiritual.

E, para acabar com esta guerra pessoal, só vejo dois caminhos:

1. O isolamento total da sociedade;
2. Buscar a paz vivendo em sociedade

Sobre o primeiro caminho, tenho pouco a escrever. Não sei se alguém hoje em dia está muito disposto a se isolar no meio de uma ilha ou montanha para alcançar sua paz pessoal.

Antigamente, os seres iluminados faziam este retiro com muito sucesso. Mas não sei se este método é o mais eficaz nos dias atuais, pois, muitas vezes, o isolamento total só fará, no máximo, adormecerem os nossos conflitos.

O mais coerente hoje é o segundo caminho, aprender a conviver com nossa guerra pessoal, mas levantando a bandeira pela paz pessoal.

Em busca da paz pessoal

E como se chega à paz pessoal, afinal? Como se alcança esta energia de paz e harmonia pessoal? Ótimas perguntas, mas não tenho totalmente as respostas para elas!.

Poderíamos encontrar respostas ao analisar o sentido ou a energia da paz.

Para muitos, paz é tranquilidade e segurança. Então, eu estaria sempre em paz no conforto de meu lar, na segurança de minha residência, junto de minha família.

Paz pode ser, para outros, sinônimo de amor. Sempre iria ver a paz sobre minha mesa de trabalho, toda vez que olhar para a foto de meus filhos, do marido ou da mulher, da namorada ou da família, a quem eu amo muito.

Talvez esteja aí a resposta de onde vem tanta paz e tranquilidade, especialmente naquele dia em que tudo dava errado na empresa e quase você ia pedir as contas. Mas aquela foto sobre a mesa lhe trouxe paz e razão para refletir e sorrir dos problemas.

A paz, ainda para outros, é encontrada na prática de esportes. Quem corre, anda, nada, joga bola, tênis, vôlei ou basquete ou malha na academia, sabe muito bem que além de um corpo sarado, fica em um estado de calma profunda.

A paz pode ser alcançada também por meio de um hobby. Quantas pessoas que relaxam e ficam em harmonia em uma pescaria, dançando, indo ao cinema, cantando, cozinhando, fazendo artesanato, lendo ou indo a sebos para buscar suas raridades.

Para muitos, a paz é um estado de espírito, que pode ser alcançado através da meditação, ioga e tai-chi-chuan.

Muitos encontram a paz torcendo pelo seu clube de futebol. Que brasileiro não ficou alegre e em estado de graça quando o Brasil foi pentacampeão no ano passado? Que torcedor não ficou admirado e não vibrou com o jovem time do Santos e os dribles de Diego e Robinho no final do Brasileiro do ano passado?

Paz é alegria. A alegria de ter um trabalho. A alegria de ter amigos. A alegria de amar e ser amado. A alegria de estar vivo. A alegria de ter saúde. Paz é sorrir. Sorrir para adversidades. Sorrir para os obstáculos. Sorrir diante a uma perda. Sorrir diante a um choro.

Paz é dizer sim. Sim para as coisas que você deseja fazer. Sim para quem você ama. Sim para as belezas e boas energias da vida. Paz também é dizer não. Não ao negativismo. Não ao baixo astral, às pessoas invejosas e chatas. Não às guerras e conflitos pelo mundo.

Atraindo a energia da paz

Segundo o Feng Shui, podemos dispor de vários símbolos para ativar e trazer paz nos ambientes de trabalho ou nas residências.

Veja abaixo alguns exemplos:

1. Flores brancas ou rosas;
2. Fotos da família;
3. Fotos de pessoas que amamos (marido, mulher, namorado, namorada etc);
4. Uma paisagem de mar aberto com céu azul ao fundo;
5. Um quadro com muitas flores;
6. Um coração branco;
7. Uma imagem de Cristo e de são Franscico de Assis, para quem é católico;
8. Uma imagem de Buda;
9. A pomba da paz;
entre outros.

Na verdade, a paz é um estado constante de busca de equilíbrio interior, que não é fácil de se manter, mas fácil de se tentar alcançar.

Perguntas de Feng Shui: caso queira fazer perguntas ou saber mais informações sobre o assunto, entre em contato pelo e.mail fvct@uol.com.br.

Muita Paz!!!!!!
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: fvct@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca