Colunas

Energia e Bons Fluidos

01/05/2003

Faça sua bagunça valer ouro

FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online

Pela ótica do Feng Shui, ter objetos, roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos, utensílios domésticos, CDs e livros guardados ou jogados em algum canto da casa é um claro sinal de que há energia estagnada.

Energia parada em ambientes ou residências significa que as pessoas que moram ali têm um ou mais pontos de sua vida em desarmonia.

Essa situação fica muito clara quando, ao aplicar o Bagua, descobrimos que um desses pontos do Bagua fica, por exemplo, no quarto da bagunça, aquele cômodo onde guardamos roupas, sapatos, utensílios e eletrodomésticos novos e semi-novos comprados por impulso, rejeitados não ficou bom ou saiu de moda.

Os dias passam e quando se perceber, uma das áreas do Bagua acabam sendo bloqueadas energeticamente. Para ajudar a entender esse estrago, veja alguns problemas mais comuns na área do (a):

- Trabalho: não arruma ou muda de emprego nem tem ânimo para trabalhar
- Sabedoria: não aprende com facilidade nem tem animo para estudar
- Família: desarmonia da relação familiar
- Riqueza: rombo no orçamento, má administração das contas da casa
- Sucesso: não é promovido, ninguém reconhece seu trabalho e há baixo auto-estima
- Amor: desgaste na relação, não arruma namorado(a)
- Criatividade: não tem "pique" para criar ou pensar
- Amigos: eles somem, não consegue falar com aquele amigo que pode lhe abrir portas profissionais

As curas

- desativar o quarto da bagunça, arrumando-o
- ver o que realmente tem serventia ou ainda será usado
- doar o que não vai ser usado
- transformar esse cômodo numa dispensa da residência
- guardar o que for necessário e o que for realmente usar

A fonte do problema

Quem gera bagunça em casa ou na vida é você mesmo. Todo homem tem necessidade e desejo de ter bens materiais -isso é fato. Mas o que pode ser um grande problema é querer ter, comprar ou ganhar todos os tipos de bens, sem saber se realmente eles são necessários. Veja exemplos:

- Qual é a vantagem de uma pessoa ter em casa quatro caixas fechadas de jogo de panelas anti-aderentes, guardadas no armário, se as que estão em uso estão praticamente novas?

- Que vantagem tem o artista de novela em dizer que tem mais de 50 pares de sapatos?

- Que vantagem temos em guardar durante mais de dez anos presentes do casamento que nunca usaremos?

- Qual a vantagem em ter gavetas, armários e closet cheios de roupas que nunca usamos?

Notem que em nenhum dos exemplos citei bens ou pertences de nosso uso diário. Chamo atenção para objetos que estão parados na sua casa, sem uso. Quando você compra um objeto e o usa, é claro que depois de um tempo irá haver o desgaste natural. Aí você vai e compra outro objeto e doa o antigo, fazendo a energia girar.

Mas ao comprar um objeto e não usar, você simplesmente está segurando a energia da prosperidade, acumulando bens desnecessários e impedindo que a economia gire.

Devemos sempre deixar espaço em nossas gavetas e armários para as novidades e prosperidades entrem. Portanto, se a vida está parada, vá ao armário e doe o que não tem mais utilidade para você. Esse ato irá fazer a energia se movimentar.

Se para você esses objetos não têm tanta valia, tenha certeza de que para uma entidade como a AACC, por exemplo, que cuida e apoia crianças e seus familiares. Sua bagunça vai valer ouro!

Para terminar, "nunca doe algo por caridade, doe por cidadania!"

Dúvidas sobre Feng Shui podem ser enviadas para o e-mail fvct@uol.com.br.

Boa semana!
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: fvct@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca