Colunas

Energia e Bons Fluidos

02/10/2003

A influência das quatro estações

FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online

A chegada da primavera ilumina, alegra e colore os dias, os ambientes e as pessoas. O mesmo acontece com as outras três estações: verão, outono e inverno. Cada uma delas transformar não apenas o clima, o tempo e a temperatura, como têm também grande influência energética sobre o humor, a personalidade, a saúde e a energia de cada pessoa.

No verão sentimos-nos mais quentes, fortes, cheios de energia, com vitalidade e mais vontade de amar e de viver. No outono ficamos mais calmos, preguiçosos, nos interiorizamos, ficamos um pouco saudosistas e começamos a reparar mais na vida, nas pessoas e nos detalhes. No inverno temos a tendência de ficar mais quietos, mais pensativos, saímos menos e nos preparamos para um novo ciclo. Na primavera saímos do casulo: temos mais vontade de viver, amar, ousar e se divertir.

As quatro estações de cada pessoa

Além da influência das estações da natureza, cada pessoa é regida pelas quatro estações pessoais, segundo a terapeuta holística Vera Caballero. Segundo Vera, se cada um descobrir em que estação está, poderá tirar proveito das energias desta época.

No entanto, nem sempre a primavera acontece em setembro, o outono em março, o inverno em junho e o verão em dezembro para todas as pessoas. Independentemente das estações do ano, cada qual tem seu próprio ciclo, determinado pela data de nascimento.

Vera diz que tudo ao nosso redor, inclusive nossos corpos, é regido pelas quatro estações do ano, cada uma com suas características e encantos. O que poucos sabem é que cada um tem seu próprio ciclo pessoal. Através dele é possível estabelecer, pela data do nascimento, em que estação você está para nortear suas atitudes para tirar o maior proveito de cada período.

É muito fácil descobrir e calcular as datas de suas estações pessoais. Basta estabelecer que no dia de seu aniversário é o início de sua primavera. Depois de três meses inicia-se seu verão, em seguida o outono e, por fim, o inverno.

Por exemplo, uma pessoa que nasceu no dia 12 de abril tem nesta data o início de seu ciclo pessoal, com a primavera. No dia 12 de julho, ou seja três meses depois, começa o verão. Em 12 de outubro começa o outono e em 12 de janeiro, o inverno.

Com o conhecimento do início de cada estação pessoal, fica mais fácil aproveitar a energia do período de maneira favorável em muitos aspectos da vida.

As estações e suas influências

- Primavera: significa vida e renascimento. No dia de seu aniversário forma-se um canal de luz: as portas de oito dimensões extra-físicas se abrem e por esse portal uma quantidade imensa de energia chega ao aniversariante, trazendo força suficiente para mais um ano. Alegria, vitalidade, proteção e bons fluídos estão à nossa disposição. A primavera pessoal é a fase ideal para sonhar, fazer planos, determinar os objetivos para os próximos doze meses. Enquanto se mentaliza tudo o que se deseja, é hora de tomar posse de tudo o que é nosso, tanto física, emocional quanto espiritualmente. Fortaleça a autoconfiança e mantenha uma vibração de alegria, fé e esperança. O campo mental estará muito estimulado, só não perca o senso de praticidade e trabalhe bastante.

- Verão: valorize, neste período, a parte social. Você estará mais desinibido, alegre e comunicativo. Aberto a novas idéias, mais despojado e pronto para novas aventuras, período ótimo para vendas, concretização de negócios e relacionamentos. Para os que estão sozinhos, as energias favorecem o encontro de um companheiro (a). Esse é o momento ideal para materializar tudo o que mentalizou e plantou em sua primavera. Suas emoções estarão mais exaltadas nesse período.

- Outono: termine sua colheita, deixe todos os assuntos pendentes em ordem e tire férias. Nesse período você estará mais propenso a cansaços e falta de energia. Nos últimos seis meses, planejamentos, trabalho e relacionamentos podem ter desgastado muito suas reservas de energia. Lembre-se de que seu inverno não será fácil, uma vez que as energias que recebeu no dia de seu aniversário já estarão na reta final. Aproveite, então, para repor suas forças. Caso contrário, os últimos três meses serão muito difíceis. Invista em lazer, faça viagens, mesmo que rápidas, e aproveite para cuidar da saúde. Tudo o que você puder fazer que seja energizante será bem vindo. Essa não é uma época favorável para começar nem idealizar novos projetos, apenas administre o que tem.

- Inverno: estamos na reta final de nossa reserva de energias. Cuidado com problemas de saúde e combata a depressão, o corpo pode se ressentir da falta de energia cósmica. As boas idéias e intuições também poderão estar em baixa, mas quem soube administrar bem o seu outono pessoal poderá passar tranquilamente por essa fase. Período mais espiritual e intimista, que pode até levar a uma certa auto-cobrança, uma vez que nessa fase poderemos ser levados a fazer uma avaliação de nosso desempenho no último período: "será que estou no caminho certo?"; "é isso mesmo o que eu quero da vida?". Esses questionamentos são muito úteis. Lembre-se de que, em breve, você estará entrando em sua nova primavera, tempo de refazer sonhos e planos.

Se você tiver dúvidas ou desejar informações sobre Feng Shui e energias envie um e-mail para: fvct@uol.com.br

Boa semana!!!
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: fvct@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca