Colunas

Energia e Bons Fluidos

21/01/2004

São Paulo 450 anos: uma análise pelo Feng Shui

FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online

A cidade de São Paulo completa mais um ano de vida.Esta coluna, que sempre escreve sobre energias de ambientes, não poderia ficar alheia a esta grande festa da cidade.

Este artigo não pretende ensinar a aplicar o Feng Shui em São Paulo. E, sejamos honestos, seria muita demagogia de minha parte querer dizer que a aplicação do Feng Shui poderia ser a solução dos problemas de uma metrópole como São Paulo. No entanto, podemos analisar as energias que circulam e existem nesta cidade pela ótica do Feng Shui, apontando os pontos interessantes e importantes.

Vamos começar pela análise do signo de São Paulo, que é uma cidade futurista, uma cidade aquariana. Com essas características São Paulo sempre está um passo na frente, trazendo novidades e movimentos de mudanças e transformações. È uma cidade de grande comunicação e não é à toa que aqui há uma grande concentração de línguas estrangeiras.

Pela numerologia, verificamos que a cidade vai entrar no ano pessoal nove. Esse número tem a vibração da solidariedade, da comunidade, da união das pessoas, do voluntariado, dos deveres e obrigações.

Sim, São Paulo aparenta ser uma cidade fria, solitária, individual e mesquinha, mas, quando entramos em um ano nove, começamos a perceber que a cidade tem coração. Mesmo sendo gigante São Paulo pode ser pequena quando notamos que as pessoas se reúnem em comunidades, mutirões, grupos de auto-ajuda, trabalho voluntário, projetos sociais e outros movimentos.

Por onde entra a energia?

No Feng Shui, a energia chi que circula numa casa, entra pela porta de entrada. E numa cidade como São Paulo, por onde essa energia entra? Ela entra por todas as direções por meio das rodovias que fazem a integração da cidade com o resto do Estado e com o mundo.

Na cidade, a energia chi circula pelas veias urbanas, por avenidas de muito movimento e tráfego rápido, que deixa as pessoas nervosas e estressadas. A energia circula pelas ruas, pontes, vielas e túneis que fazem a ligação entre os vários pontos da cidade. Essa mesma energia também circula pelo próprio movimento das pessoas, no seu cotidiano de trabalho, estudo e lazer.

O Feng Shui analisa a presença dos cinco elementos nos ambientes: água, madeira, fogo, terra e metal. Quando todos esses elementos estão presentes no ambiente de forma equilibrada o local é energizado.

Na cidade de São Paulo encontramos com certa facilidade alguns desses elementos. O fogo é encontrado nas cores vermelho, laranja e amarelo, espalhadas pela cidade. As formas triangulares, como telhados, torres de radio e tv, também simbolizam esse elemento.

O elemento terra é o mais fácil de ser encontrado. Todas as construções de concreto e alvenaria, representam muito bem esse elemento.

Outro elemento fácil de se encontrar é o metal, presente em carros, ônibus, bancas de jornal e construções.

Não tão abundante, mas com presença certa, o elemento água pode ser facilmente identificado. Os vidros e espelhos dos edifícios e casas representam a água, bem como os rios, lagos e córregos. As cores azul, preto e cinza, também representam o elemento água.

O elemento mais difícil de se encontrar em São Paulo também é, com certeza, o mais importante para uma cidade como esta: a madeira. Esse elemento é simbolizado pelo verde (árvores, plantas e flores), o que quase não se encontra em São Paulo. A cidade necessita urgentemente de um "Cinturão Verde".

Energia pura

Só quem aqui mora ou morou sabe como São Paulo energiza e envolve, mas, muitas vezes, também é uma cidade agonizante.

São Paulo é energia pura e bruta, mas não tem um bom Feng Shui. Na verdade, nenhuma grande cidade tem um bom Feng Shui. Talvez para que as pessoas busquem seu equilíbrio pessoal e aprendam a viver mais em paz, dentro do movimento dos grandes centros.

Vamos começar a aplicar o Feng Shui em nossas casas e empresas. Quem sabe um dia consigamos aplicá-lo na nossa rua, na nossa quadra, no nosso bairro e, por fim, em nossa cidade.

Quem tiver dúvidas e perguntas sobre Feng Shui, envie para meu e-mail: fvct@uol.com.br.

Boa semana!
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: fvct@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca