Colunas

Energia e Bons Fluidos

01/04/2004

A energia dos quatro elementos em sua casa

FRANCO GUIZZETTI
Colunista da Folha Online

Quem acompanha a filosofia chinesa através da acupuntura, da medicina chinesa e pelos meus artigos Feng Shui já deve estar familiarizado com os Cinco Elementos Chineses: madeira, terra, fogo, metal e água, que na verdade não se tratam de cinco elementos e sim de cinco energias diferentes.

Aqui no Ocidente também temos nossos "elementos", que são quatro:

- terra, fogo, água e ar

Eles fazem parte da constituição de toda a vida na Terra.

Os quatro elementos estão presentes, por exemplo, no seu corpo através da:

- água que constitui mais de 70% do seu corpo

- ar que você respira

- terra nos minerais que existem em seu organismo

- fogo na queima e transmutação dos elementos

No planeta Terra, também estão presentes os quatro elementos:

- água constitui 70% da superfície da Terra

- o fogo está nos vulcões

- o ar que nos faz respirar

- e a terra, que constitui o planeta Terra

Deu para perceber que o conjunto dos quatro elementos é um fator para que a vida se mantenha no planeta Terra ou é um "quarteto energético bem poderoso".

É muito interessante manter um representante de cada elemento em nossa casa, trazendo assim a energia e força da terra, fogo, água e ar, principalmente as casas das grandes cidades, tão afastadas dos elementos da natureza.

Para quem tem um altar em casa, seja de que caminho religioso for, ter representado cada um dos quatro elementos é uma forma de potencializar a energia de seu altar.

Conheça agora mais de perto a energia e vibração de cada um dos quatro elementos, e saiba de que forma você pode trazê-los para seu ambiente.

Fogo - Desde tempos imemoriais o fogo tem sido considerado sagrado, participando de inúmeras cerimônias religiosas e místicas. Sendo um presente dos deuses, é usado para penetrar no reino invisível do espírito. Ele pode tanto manter quanto destruir a vida; é energia pura, associada ao espírito.

Pode ser usado para limpeza espiritual e consagração de ambientes, uma vez que tem um grande poder purificador e transformador absoluto. Na antiga China, era considerado também um catalisador das mudanças.

A maneira mais eficiente e moderna de trazer o fogo para sua casa, altar ou local de trabalho é através das velas decorativas tão em moda hoje em dia.

Água - Com propriedades purificadoras inatas, tem a capacidade de absorver energias estagnadas e negativas de um ambiente. E, em contrapartida, oferece vida, juventude, sabedoria e imortalidade. No Feng Shui é o símbolo máximo da prosperidade.

No cristianismo, através do batismo, ela traz o renascimento. Já nas culturas indígenas, era freqüentemente usada nas cerimônias de cura. Na psique humana também está associada ao mundo das emoções. Nos sonhos sempre representará os sentimentos humanos.

Manter uma jarra ou copo com água é a forma mais simples de trazer o poder e energia desse elemento para sua casa. Já uma fonte de água traz também a energia do movimento e vida para o ambiente. Outra forma eficiente e também muito decorativa de trabalhar com o elemento água é os aquários ou fontes d'água

Mas não se esqueça de trocar regularmente essa água, para que não fique estagnada.

Terra - Nas antigas culturas, quando o homem vivia em total harmonia e intimidade com os elementos da natureza, ela sempre foi reverenciada como a Grande Mãe-Terra, ser vivo e consciente, provedor de todos os seres vivos. Todos nós viemos de seu ventre e para ele retornaremos e assim como os seres humanos, a terra também é habitada por um espírito.

Terra significa aprendizado e força, seu espírito nos traz estabilidade, sabedoria e poder. De seu ventre tiramos o alimento e o remédio para nossos males. A terra é regeneradora e transmutadora. Quando a terra reside em uma casa traz consigo estabilidade, segurança e força interior para seus habitantes, que se sentem protegidos e bem direcionados na vida.

Vasos de plantas, flores, jardins e todos os tipos de cristais são os melhores representantes desse elemento em sua casa.

Ar - Transformação: essa é a principal característica desse elemento. Todos nós estamos o tempo todo em constante comunhão com esse elemento através do ar que respiramos e apenas alguns poucos minutos sem ele pode significar a morte, tamanha é sua importância em nossas vidas. Portanto, a melhor forma de entrar em harmonia com ele é através das respirações profundas e conscientes.

O ar traz consigo as energias da mudança e da transformação. De uma brisa suave a uma ventania ou um terrível furacão, o ar transforma tudo aquilo com o qual entra em contato. Mesmo uma leve brisa é capaz de transportar as sementes e os pólens das flores, fecundando e propiciando a renovação da vida.

Representado pela águia, nos remete à liberdade, percepção e comunicação. Abrir a janela e respirar fundo nos momentos de grande tensão nos traz novas perspectivas e ampliação de horizontes.

O ar pode ser representado em sua casa através das defumações, onde queimamos ervas para as mais diferentes finalidades e também através dos incensos. No Feng Shui os móbiles, sinos de vento, cata-ventos e todos os objetos que se movam podem também representar esse elemento.

Nota: a partir da próxima semana será lançado o "Espaço do Leitor" nesta coluna, onde iremos publicar dúvidas de Feng Shui enviadas por vocês leitores. Participe enviando sua duvida: fvct@uol.com.br.
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: fvct@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca