Colunas

Energia e Bons Fluidos

19/08/2004

A reciclagem e as boas energias

FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online

A preocupação com as boas energias não se limita às residências. Condomínios, edifícios e os bairros começam a se mexer para melhorar o ambiente onde vivem. É cada vez mais comum ver notícias sobre a união de moradores de ruas e vilas que adotam uma praça abandonada ou promovem ações para criar um ambiente agradável e aumentar a qualidade de vida.

É clara que isto não é Feng Shui, mas é um movimento de pessoas que se preocupam com as boas energias da região onde moram. Outro bom exemplo de movimento comunitário é a coleta seletiva de lixo. As ações começaram de maneira tímida, mas agora ganham força e atenção dos governantes.

Muitas ONGs e instituições procuram esclarecer e organizar os trabalhadores em cooperativas, para que possam "colher frutos" da coleta seletiva. Por outro lado, alguns condomínios já têm seu próprio sistema de coleta, o que acaba sendo, em muitos casos, uma fonte a mais de receita.

É preciso separar os resíduos orgânicos (papel higiênico, restos de comida, pontas de cigarro, papel de cigarro, resíduos de jardim) do material reaproveitável.
O que pode e o que não pode ser reciclado:

Papel
Cor: azul
Recicláveis: papelão, cartazes, revistas, livros, jornais, envelopes, papel sulfite, embalagens de papelão, formulários contínuos.
Não recicláveis: papel carbono, papel de fax, fotografias, papeis sujos, papel higiênico, etiquetas adesivas, fitas crepe e adesiva, papeis plastificados e parafinados.

Plástico
Cor: vermelho
Recicláveis: tampas, brinquedos, vasilhas, embalagens de margarina, copos de água e café, embalagens de água e refrigerante, frascos de shampoo e detergentes, tubos e canos de PVC, saboneteira de plástico.
Não recicláveis: cabos de panela, embalagem de biscoitos e doces, interruptores.

Metal
Cor: amarelo
Recicláveis: panelas, arames, fios e cabos, pilhas, canos, baterias, pregos, latas de alumínio e aço, chapas metálicas, tampas de garrafa, torneira de ferro, restos de usinagem.
Não recicláveis: grampos, clipes, esponjas de aço, reatores.

Vidro
Cor: verde
Recicláveis: garrafas, copos, cacos e recipientes em geral
Não recicláveis: espelhos, vidros planos, vidros temperados, lâmpadas, luminárias, tubos de TV e vídeo, cerâmica, pirex e porcelana.

A coleta e reciclagem de lixo está ajudando a mudar a vida e a energia de muitas pessoas e empresas. É, com certeza, um bom exemplo a ser seguido!

Perguntas e dúvidas de Feng Shui: fvct@uol.com.br.
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: fvct@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca