Colunas

Nutrição é Saúde

01/04/2008 - 15h17

Resposta aos leitores

PERGUNTA 1
Andrea,
Gostaria de sua ajuda na abordagem do assunto constipação, do qual sou portadora. Alguma orientação de como me alimentar, já tendo tentado semente de linhaça, ioguorte com fibras, barras de cereais. Minhas refeições sempre são acompanhadas de legumes e verduras, mas a minha grande dificuldade é a ingestão de líquidos, pois trabalho em ambiente com temperatura baixa, o que não é um incentivador a sede (G. C.).

Prezada C.

Primeiramente, você deve consultar um médico e realizar os exames de rotina. A seguir escrevo algumas dicas que podem auxiliar na promoção de uma alimentação saudável. Mas sempre lembre que essas respostas não substituem uma consulta com médico e nutricionista.

A ingestão de água é extremamente importante no combate à constipação. Você deve ingerir mais ou menos 2 litros de água por dia. Devido a sua dificuldade, aconselho ter sempre uma garrafa de água ao seu lado, na mesa de trabalho, carro etc. Juntamente com a ingestão de uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras sugiro abaixo algumas receitas que podem te ajudar:

1) Suco de abacaxi: abacaxi (2 fatias), ameixa preta seca (2 unidades), aveia (1 colher de sopa), açúcar mascavo (1 colher de sopa). Modo de preparo: liquidificar tudo e beber sem coar.
2) Suco de mamão: mamão (1 fatia fina), suco de laranja (150 ml), ameixa preta seca (2 unidades). Modo de preparo: liquidificar tudo e beber sem coar. Pode-se adicionar ao suco aveia (1 colher de sopa).

PERGUNTA 2
Cara Andrea, nossos filhos não tomam leite de vaca, e sim suco de soja, aqueles de caixinhas. Minha esposa é nutricionista funcional, mas ainda não conseguiu nenhum material consistente sobre a influência das isoflavonas sobre o desenvolvimento infantil, principalmente sobre meninos --no caso do Pedro, nosso filho de 5 para 6 anos. (E. e A.)

Dentre os alimentos funcionais, a soja vem sendo considerada hoje o que apresenta maiores benefícios, especialmente para o organismo feminino. A isoflavona, um dos elementos da soja, atua na diminuição de risco para as doenças cardiovasculares, auxilia na redução do colesterol, na osteoporose, alivia os sintomas da menopausa e até mesmo pode reduzir os riscos de câncer de mama e próstata.

Porém, a associação das isoflavonas no desenvolvimento infantil ainda não é um assunto bem explorado e discutido. Abaixo segue uma referência que fala um pouco sobre o assunto:

- Garcia, Hernán Bruce. Fitoestrógenos: una nueva preocupación en la alimentación infantil. Rev. Chil. Pediatr. Chile, vol. 70, n. 2, p. 92-9, mar./abr., 1999.

Acho importante salientar que para um bom desenvolvimento é importante que a criança tenha uma dieta variada, não esquecendo da ingestão adequada de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Ao trocar o leite de vaca pelo suco de soja é necessário avaliar se a ingestão de cálcio da dieta está adequada. Converse com o medico e o nutricionista a respeito.

PERGUNTA 3
Oi Andrea...
Eu me chamo C., tenho 14 anos e queria saber de umas coisinhas...
Porque tipo assim eu tenho 1,65 de altura e peso 43kG (meu IMC é 15.79), ou seja, abaixo do peso normal. Só que eu não tenho problema de anorexia, bulimia ou coisa parecida... Eu só me acho mto alta e magra demais para minha altura e queria ganhar mais massa corporal pra ficar mais bonita. Gostaria de saber se você não pode me ajudar dizendo o que eu posso fazer pra ganhar mais massa (mais corpo) e ficar com o IMC normal de uma forma saudavél.
...
Eu lhe peço que, por favor, me ajude, porque eu tenho vergonha de ir em uma nutricionista.

Querida C., você não precisa ter medo de se consultar com um nutricionista. Acho que você deve procurar rapidamente um médico e um nutricionista e expor claramente a sua angústia, lembre que esses profissionais estão aí para lhe ajudar.

Outro ponto: esta classificação do IMC deve ser utilizada apenas para maiores de 18 anos, assim não é um bom indicador para sua idade, você deve fazer uma avaliação de seu estado nutricional com uma nutricionista.

Se cuide, não prejudique sua saúde, você ainda é muita nova.

PERGUNTA 4
Oi Andrea, tudo bem?!
Meu nome é J. e estou fazendo uma pesquisa sobre alimentos que antigamente eram considerados 'nocivos' --como café e ovo-- e que atualmente são super indicados pelos especialistas em nutrição. Gostaria de saber mais sobre a polêmica em cima da soja e do aspartame também. Onde poderia encontrar essas informações? Existiria uma 'lista' atualizada dos alimentos "do bem" e "do mau"? Um grande abraço, J.

Você mencionou muito bem quando falou de polêmica, pois hoje em dia são bastante divulgados os efeitos benéficos de vários alimentos na saúde humana, porém nem sempre esses efeitos são comprovados. Na maioria, são algumas substâncias presentes nesses alimentos que produzem um efeito benéfico. A grande dúvida é a dose ideal do consumo do alimento.

É necessário sempre buscar informações fidedignas e atuais sobre esse assunto, pois a cada dia aparece uma coisa nova. Uma boa fonte de informação é a biblioteca virtual de Saúde que você pode consultar pelo site: www.bireme.br. Também aconselho buscar informações no site do Ministério da Saúde: http://dtr2004.saude.gov.br/nutricao/

Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca