Colunas

Nutrição é Saúde

18/11/2003

Espaço dos leitores

ALIMENTAÇÃO

Olá Andrea, sempre que posso leio sua coluna na internet.

Tenho uma dúvida referente à minha alimentação. Há alguns meses reduzi drasticamente o consumo de carne. Antes eu comia todos os dias, hoje como carne no máximo uma vez a cada 15 dias e pretendo parar de comer de vez (refiro-me à carne de qualquer animal, inclusive peixe).

Gostaria de saber se isso pode trazer algum tipo de problema para minha saúde. Queria saber também qual é o problema em ingerir líquidos durante as refeições.

Um grande abraço

Obrigado,

A.S.

Resposta:

Prezado leitor

As carnes, de uma forma geral, são excelentes fontes de proteínas, ferro e vitamina B12. Outros alimentos fontes de proteínas são os grãos, como feijões, leite e derivados e ovos.

Você pode encontrar o nutriente ferro nos grãos e em algumas verduras, como o brócolis, mas o ferro que apresenta maior absorção pelo nosso organismo é o ferro das carnes.

Para melhorar a absorção do ferro contido nos alimentos de origem vegetal você deve consumi-lo juntamente com alimentos fontes de vitamina C, como laranja, goiaba e abacaxi, entre outros. Já a vitamina B12 pode ser encontrada no ovo.

Deve-se evitar tomar muito líquido nas refeições. Pequenas quantidades não provocam nenhum problema.


ALERGIA DE LEITE

Oi Andréa,

minha filhinha tem alergia à proteína do leite. Estou sempre procurando receitas de bolos ou doces com leite de soja (todos os dias envio lanche para a creche, como bolinhos, pudim etc). Tu conhece algum site com receitas com leite de soja para que eu consulte?

Obrigada,

C.E.

Resposta:

Prezada leitora,

você pode substituir qualquer receita que apresente leite de vaca por leite de soja. Até a panqueca fica saborosa.

Um bom site para pesquisar receitas com soja é www.cnpso.embrapa.br/html/receitas.htm.

Abraços e boa semana!

DIABETES

Oi, Dra. Andrea!

Vi sua reportagem e fiquei muito interessada. Tenho 24 anos e sou diabética desde os primeiros anos. Venho sofrendo de compulsão alimentar e estou sofrendo muito com isso. Gostaria de uma orientação.

Não sei até que ponto a compulsão é desencadeada pelo diabetes ou se está mais relacionada a um transtorno psiquico, ou ambos. Me ajude.

Sou estudante de medicina e estou com muito medo de não conseguir concluir meu curso. Ando muito deprimida e angustiada. Espero resposta!

Resposta:

Prezada leitora,

acho que você deve procurar um nutricionista o mais rápido possível para poder receber uma orientação personalizada. Como você sabe, é necessário realizar uma avaliação nutricional e verificar como estão seus exames, qual insulina você utiliza, entre outros dados antes de prescrever uma dieta.

Tenho certeza de que você conseguirá concluir seu curso com sucesso se procurar um nutricionista e um médico para que os dois possam lhe ajudar nesse processo.

Forte abraço!

VALOR NUTRICIONAL

Olá Andrea,

É com muita satisfação que venho fazer contato com você, pois sou professor em uma escola municipal bastante carente aqui em Uberlândia-MG.

Estou desenvolvendo um trabalho para conscientizar nossos alunos sobre o valor nutricional (mesmo sendo carentes). Para isso, preciso de tabelas nutricionais para viabilizar meu trabalho.

Se estiver ao seu alcance ou até mesmo a disponibilidade de me enviar material sobre este assunto, serei eternamente grato.

Resposta:

Prezado leitor,

acho fundamental trabalhar educação nutricional com crianças e adolescentes. Só conseguiremos melhorar as condições de alimentação e nutrição com programas voltados à educação. Envio um site onde encontrará muitas informações nutricionais dos alimentos. Clique aqui para abri-lo.

Boa sorte em seu projeto, abraços!
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca