Colunas

Nutrição é Saúde

09/12/2003

Jejum pode causar obesidade abdominal

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Jejum, ou melhor, privação alimentar pode ser um dos fatores da causa da obesidade abdominal. Isso mesmo! Dietas malucas que preconizam restrição total de alimentos ou longos períodos de jejum são um perigo para quem precisa perder peso.

Um estudo conduzido em 2001 por Timofeeva e Richard constatou que a falta de oferta de alimentos por períodos superiores a três horas causa ativações cerebrais e respostas hormonais que podem contribuir para a obesidade.

Quando ocorre esse aumento hormonal, provocado pelo jejum ou privação de alimentos, o estresse resultante leva o indivíduo a aumentar o consumo de calorias, principalmente de alimentos ricos em gorduras e doces.

Uma das formas de evitar esse efeito é fracionar a dieta e consumir alimentos de três em três horas. Vale lembrar que os alimentos anti-oxidantes auxiliam na diminuição do processo de estresse causado por jejuns. Os principais nutrientes oxidantes são:

- fontes de vitamina C: laranja, abacaxi, morango, kiwi, tomate, mamão, salsinha, pimentão, limão

- fontes de beta caroteno: cenoura, abóbora, mamão, manga

- fontes de vitamina E: castanhas, nozes (oleaginosas, óleos vegetais)

- fonte de zinco: cereais integrais (aveia, trigo integral, arroz integral), carnes, castanhas (oleaginosas)

- fontes de manganês: soja, oleaginosas, abacaxi

- fontes de selênio: soja, cereais integrais, peixes e oleaginosas

O ideal é manter uma alimentação sem muitas alterações em relação ao total de calorias ingeridas. Mudanças bruscas na ingestão calórica, como dias de jejuns e dias de total fartura, também é um fator que pode causar obesidade.

Por isso, para manter a saúde e o peso ideal mantenha todos os dias uma alimentação equilibrada, lembrando que ficar de jejum e ter horários irregulares de refeição não emagrece.

Inclua em seu cardápio frutas, verduras, cereais integrais, azeite e oleaginosas. Esses alimentos são excelentes fontes de vitaminas anti-oxidantes. Evite alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas e gordura de origem animal ou de origem vegetal hidrogenada (margarina).

Boa semana e cuidado com seu cardápio!
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca