Colunas

Nutrição é Saúde

20/04/2004

Espaço dos leitores

COMPULSÃO ALIMENTAR

Oi, tenho 17 anos, acompanho sua coluna e há alguns meses comecei a ter alguns comportamentos de quem tem compulsão alimentar. Porém, depois consegui iniciar uma reeducação alimentar e perdi 6 kg (tenho 60 kg agora). Tinha hábitos normais, mas agora ando tendo alguns problemas e, às vezes, como demais. Acabo até passando mal, ou seja, esse comportamento de compulsão voltou. Sinto que consigo me controlar, como muito por estar deprimida. Esse meu comportamento compulsivo depende muito de eu estar triste demais, mas sempre após fazer isso, continuo com meus hábitos de antes, comendo moderadamente. Enfim, será que esse é um sintoma de compulsão alimentar? Isso que eu tenho é compulsão alimentar?

Espero resposta

Muito obrigada

Resposta:

Prezada leitora,

para fazer um diagnóstico é necessário que você vá a um médico (psiquiatra). Com certeza ele saberá diagnosticar e indicar o melhor tratamento. Você é muito nova e, por isso, deve procurar ajuda o mais rápido possível.

OSTEOPENIA

Caríssima Andréia,

Descobri-me com osteopenia há uns 2 anos. Faço regime com fórmulas manipuladas. Que tipo de dieta seria mais adequada para eu seguir?

Obs: Tomo hormônio (primogina) e ossopan.

Resposta:

Prezada leitora,

pelo seu relato, você está fazendo um tratamento médico. Agora, o ideal é adequar a dieta em relação ao cálcio, vitamina D e magnésio.

Boas fontes de cálcio são o leite e seus derivados e verduras de tom verde escuro. A vitamina D é encontrada nos óleos de peixe, principalmente no óleo de fígado de bacalhau. Outra boa alternativa é tomar pelo menos 10 minutos de sol diariamente.

Em relação ao magnésio, achocolatado, chocolate, frutas secas e aveia são boas fontes.

Faça caminhadas diariamente e procure praticar uma atividade física.

Abraço


CHÁ

Cara Andrea,

quanto tempo posso deixar o chá preparado em um recipiente na geladeira (prefiro chá gelado) sem que ele perca suas propriedades? Estou me referindo aos chás comuns, como camomila, verde e outros...

Sem abusar de sua atenção, por favor fale-me sobre os tipos comuns de chá e suas propriedades terapêuticas.

Obrigada pela atenção

Resposta:

Prezada leitora

Até o momento não existe nenhuma contra indicação em guardar o chá na geladeira. Dessa forma você pode continuar a beber seu chá gelado.

Em relação às propriedades terapêuticas, existem estudos que relatam que o chá verde apresenta substâncias que combatem os radicais livres no organismo. O chá de camomila auxilia no processo digestivo. De qualquer forma, o chá verde tem substâncias conhecidas como anti-nutricionais e, se consumido junto das refeições, pode dificultar a absorção de alguns nutrientes, como por exemplo, o ferro.


TRANSTORNO ALIMENTAR

Andréa,

Por favor preciso muito de sua ajuda. Sou uma pessoa que sofre de transtorno alimentar compulsivo. Tenho 19 anos e convivo com o transtorno há mais ou menos uns 4 ou 5 anos. Cada vez o quadro se acentua mais.

Gostaria de um tratamento que não envolvesse muito investimento financeiro, pois quando me lembro de tudo que meus pais já gastaram me sinto culpada. Só que o tratamento nunca foi devidamente para este fim.

Agradeço desde já, ansiosa para a resposta,

Grata,

N.

Resposta:

Prezada leitora

O Hospital das Clínicas, em São Paulo, tem uma equipe excelente que faz tratamento de transtornos alimentares. O tratamento é realizado com uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, nutricionistas). Tenho certeza de que você conseguirá um tratamento adequado.

Boa sorte!
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca