Colunas

Nutrição é Saúde

22/06/2004

Dieta e câncer

Pode-se dizer que o câncer é uma célula que apresenta um crescimento desregulado por não apresentar mais os mecanismos de controle de uma célula normal. Podendo se formar a partir de qualquer tecido no organismo.

Tem-se estudado muito as causas do câncer e hoje já é possível afirmar que a dieta é um dos principais fatores desencadeadores do desenvolvimento dessa doença.

Observa-se uma forte correlação entre uma dieta rica em gordura, principalmente a gordura saturada (origem animal), pobre em fibras e com baixa ingestão de frutas e verduras e o desenvolvimento do câncer.

Não é necessária nenhuma complicação para ter uma dieta que seja capaz de proteger o organismo do desenvolvimento dessas células anormais.

Limitar o consumo de carnes vermelhas gorda, leite e derivados integrais, frituras, produtos industrializados é um dos primeiros passos para iniciar uma dieta protetora.

Aumentar o consumo de fibras, através da ingestão de:

- Vegetais todas as folhas e legumes;

- Frutas, variar diariamente as frutas ingeridas;

- Cereais integrais: arroz integral, farinha integral, aveia;

- Leguminosas: feijões, ervilha, soja.

É necessário equilibrar a ingestão de vitaminas e minerais, mas, por mais simples que possa parecer, quando aumentamos o consumo de frutas e vegetais para oito porções diárias isso acaba levando a um maior consumo de vitaminas e minerais.

Alguns estudos têm demonstrado a importância do consumo de antioxidantes e a prevenção do câncer, veja a seguir como é fácil ter uma dieta com esse fator protetor:

- Betacaroteno (pro-vitamina A): vegetais folhosos verde-escuros, cenoura, batata, mamão e damasco, manga;

- Vitamina C: acerola, caju, goiaba, suco de laranja, pimentão vermelho, morango, kiwi, tangerina, limão, abacaxi;

- Vitamina E: castanhas, avelãs, gérmen de trigo, azeite, abacate;

- Selênio: castanha-do-pará, atum, frutos do mar;

- Licopeno: tomate, melancia, cereja, morango;

- Zinco: frutos do mar, cereais integrais, carne vermelha.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca