Colunas

Nutrição é Saúde

10/08/2004

Espaço dos leitores

da Folha Online

TRIGLICÉRIDES

Prezada Andréa,

Boa noite. Li uma matéria sobre triglicérides na internet, o que me deixou preocupada. Tenho 38 anos, colesterol de 230 e triglicérides de 203. Praticamente não ingiro leite nem iogurtes. Às vezes ingiro queijo provolone, mas nada em excesso. Uma vez por mês consumo pizza e nunca leite pela manhã.

Não como demasiadamente doces nem refrigerantes. Tenho três filhos e peso 59 kg e tenho 1,70 m.

O que me assustou foi a dieta. Como poderei ficar sem absolutamente tudo? Ou seja, leite, queijos, açúcar, massas e batata. Enfim, vou viver de quê? Gostaria de pedir a gentileza de me indicar uma dieta que possa me sustentar e ajudar a combater as gorduras.

Não posso fazer exercícios (nem na água) pois, além de operada de hérnia de disco, tenho uma inflamação crônica na sacro-ilíaca. Juro que sou normal. Sou mesmo e muito feliz. Vivo com minhas restrições físicas e super bem.

Poderia me dar um conselho ou indicar uma dieta detalhada? Fico muito agradecida. Tenho um clínico geral, mas não é especialista em nutrição. Por isso tomei a liberdade de te escrever. Aguardo sua resposta.

Um abraço!

Resposta

Prezada Leitora,

Desculpe por lhe assustar, mas cada caso é um caso. Em primeiro lugar seu IMC, de acordo com peso e altura relatado, é de 20,42, ou seja, seu peso atual é ideal. Isso já é um ponto favorável.

Seu colesterol é 230 m/dl e seu triglicéride é de 203mg/dl, segundo as Diretrizes Brasileira sobre Dislipidemias e Diretrizes de Prevenção de Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O perfil desejado de colesterol total (CT) é menor que 200mg/dl, mas é importante avaliar a relação das frações do colesterol. A recomendação para o triglicérides é de 150 mg/dl.

Baseado nesses parâmetros a recomendação nutricional é feita. O consumo de gordura deve ser de cerca de 25% a 35% de gorduras, mas deve-se observar o tipo de gordura que irá compor essa dieta. Recomenda-se que a gordura saturada seja inferior a 7% das gorduras totais, as poliinsaturadas maior que 10% e as monoinsaturadas maior ou superior a 20%.

Deve-se também observar o consumo de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos da dieta. A restrição severa de alimentos dependerá de vários outros fatores, como diabetes, obesidade etc.

Dessa forma, você pode consumir alimentos fontes de carboidratos, mas com moderação. Para determinar exatamente o quanto você pode consumir é indicado que seja realizada uma avaliação nutricional, onde sejam realizados outros parâmetros.

Boa semana

FONTES DE CARBOIDRATO

Andrea,
gostaria de saber quais são os alimentos que contêm carboidrato.

Sem mais, agradeço.

Resposta

Prezado leitor,

os carboidratos fazem parte do grupo dos alimentos energéticos. São eles: pães, cereais, massas, arroz, batata, mandioca, mandioquinha, frutas, doces, folhas e legumes. Já as carnes são fontes de proteínas.

Abraço

DISTÚRBIO ALIMENTAR

Prezada Andréa

Tenho 30 anos, 1,63 m de altura e 70 kg. Sou portuguesa, jornalista de profissão e vivo em Portugal. Perdi 20 kg no último ano, mas as oscilações de 20 a 40 kg são relativamente habituais na minha história de vida. Tenho consultado os mais variados clínicos, feito as mais variadas dietas e lido muito sobre o assunto.

Aparentemente sofro de um distúrbio alimentar relacionado com a compulsividade. Tenho períodos de contenção alimentar espartana e fases de compulsão assustadora.

Há dois anos inscrevi-me no programa de doenças do comportamento alimentar do Hospital Santa Maria (Lisboa), mas tive uma grande decepção. Além de estar quase exclusivamente vocacionado para a anorexia, o programa assenta basicamente em fármacos. Ou seja, trata a conseqüência mas não a causa.

Posto isso, pergunto que gênero de tratamento devo procurar. Qual será a melhor forma de abordar o problema?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Atentamente,

Resposta

Cara leitora,

muitas vezes a utilização de medicamentos é indicada. Para isso, o ideal é procurar um médico psiquiatra. O tratamento deve ser realizado por um médico psiquiatra, por um psicólogo e por um nutricionista.

Cada profissional poderá auxiliá-la em sua áreas de atuação, mas é importante que eles trabalhem juntos no caso. O trabalho multiprofissional é fundamental para tratar transtornos alimentares.


SAÚDE

Olá, bom dia!! Tudo bem?

Bem, tenho 36 anos e estou tentando melhorar minha saúde com uma alimentação saudável e exercícios físicos. Nos últimos meses tenho lido muita coisa (boas e ruins) sobre alimentação e exercícios físicos. Nessa caminhada me deparei com um texto teu. Muito interessante o que você diz, mas uma dúvida ficou! Quais são os alimentos que possuem gordura hidrogenada? Bolachas, pães etc?

Obrigado por me atender! Votos de sucesso!

Resposta

Prezado leitor,

a gordura hidrogenada ou gordura trans é encontrada em alimentos industrializados. Alimentos não-industrializados, como frutas, verduras, cereais, carnes e leguminosas, não têm esse tipo de gordura.

Por isso, é recomendado que observe a composição do produto nos rótulos de alimentos. Muitas vezes o produto é isento de colesterol, mas tem gordura hidrogenada.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca