Colunas

Nutrição é Saúde

24/08/2004

Espaço dos leitores

da Folha Online

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Cara Andréa,

decidi fazer uma reeducação alimentar por conta própria e passei a fazer as seguintes permutas: no lugar de arroz branco, arroz integral; no lugar da macarronada com molho branco, macarrão integral com molho de tomate natural, cebola, alho e manjericão; no lugar do açúcar branco, mel. Não abri mão das carnes, mas só as como grelhadas, assadas ou no vapor. No lugar de leite integral, leite desnatado e de soja. Entre os intervalos das principais refeições, frutas. Além disso, estou comendo legumes em todas as principais refeições. Não sei se estou agindo certo. Vou ficar com alguma carência nutricional?

Grata,

Resposta

Prezada leitora,

a principio você fez boas substituições. O arroz integral, apesar de ter as mesmas calorias do arroz branco, tem uma quantidade maior de fibras. O molho ao sugo do macarrão também apresenta uma quantidade maior de nutrientes, além de ser menos calórico. O leite desnatado tem um teor menor de gordura e, por isso, menos calorias. As frutas e verduras também devem fazer parte de uma dieta saudável.

Parece que você está conseguindo fazer boas opções, mas não é possível afirmar se seu cardápio, ou melhor, seu consumo habitual está ou não equilibrado em qualidade e quantidades. Para tal, seria necessário estudar seu hábito alimentar, de acordo com sua idade e peso.

DIETA DO TIPO SANGÜÍNEO

Olá, Andrea!

Só queria uma informação... Você acha que pode ter fundamento a dieta do tipo sangüíneo? Estou fazendo há quase quatro semanas. O que posso dizer:

- descobri que eu consumia mesmo muitos derivados de leite e muito trigo. Reduzi para apenas uma refeição diária.
- o mundo sem batata é uma droga, mas tem menos gases também.
- tenho sentido mais vontade de comer proteína animal. Só que eu não como carne vermelha e embutidos há 12 anos. Não gostava muito. Só como frango e peixe. Você acha que isso pode me prejudicar? No geral, a dieta do sangue pode me ajudar ou me prejudicar?

Abraços,

Grata pela atenção.

Resposta:

Prezada leitora,

ainda não achei estudos científicos que comprovem a dieta do tipo sangüíneo. Dessa forma, não adote essa linha como conduta nutricional. Ainda sou a favor da reeducação alimentar individual, focando as necessidades de macronutrientes e micronutrientes.

Abraço



COMPULSÃO ALIMENTAR

Por favor, onde posso encontrar ajuda para compulsão alimentar?

Atenciosamente

Resposta:

Prezado leitor,

a compulsão alimentar deve ser tratada por um equipe multidisciplinar. É importante que você procure, o mais rápido possível, um psiquiatra, um psicólogo e um nutricionista. O Hospital da Clínicas em São Paulo tem um excelente trabalho nessa área.

ADOÇANTE

Oi, gostaria de saber se o adoçante, por apresentar substâncias como ciclamato e sacarina, torna-se prejudicial?

Resposta:

Em doses moderadas não causa danos à saúde, mas se consumido em excesso pode trazer prejuízos ao organismo. O ciclamato apresenta um poder de adoçar 30 vezes maior que o açúcar e deve ser consumido em quantidades moderadas. Como a sacarina, é derivado do petróleo e não é metabolizado pelo organismo.

Já a sacarina é um produto derivado do petróleo, por isso essa substância não é digerida. Os estudos demonstram que essa substância não causa câncer desde que utilizada em doses moderadas, seguindo as recomendações do nutricionista ou médico.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca