Colunas

Nutrição é Saúde

26/10/2004

Conheça as gorduras e evite doenças

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

As gorduras são compostas por ácidos graxos saturados e insaturados (monoinsaturadas e poliinsaturadas). Os ácidos graxos saturados propiciam o aumento do colesterol circulante e das lipoproteínas de baixa densidade LDLs (colesterol ruim). Já as gorduras insaturadas agem na redução de LDL.

Assim, indivíduos que consomem mais gordura saturada tendem a ter o colesterol LDL aumentado. Já os indivíduos que consomem mais as gorduras monoinsaturadas tendem a ter ser colesterol LDL diminuído.

São fontes alimentares de gordura saturada o leite e seus derivados integrais, carnes vermelhas e brancas (principalmente a gordura da carne e a pele das aves). Amendoim, nozes, castanhas, óleos vegetais (canola, milho, soja), azeite, azeitona são fontes alimentares de gordura insaturadas.

O ômega-3 está presente na gordura poliinsaturada e é encontrado em óleos vegetais como canola, linhaça e peixes de água fria (sardinha, salmão e atum). Um de seus principais benefícios à saúde está relacionado à redução das doenças cardiovasculares.

Gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada

É formada pela hidrogenação a partir da gordura insaturada. Esse processo ocorre naturalmente no organismo dos animais ou pode ocorrer por meio do processo industrial.

Isto é, a gordura trans é encontrada em uma quantidade pequena em alimentos de origem animal como a carne e o leite, mas está presente em quase todos os alimentos industrializados porque a gordura trans (ou gordura vegetal hidrogenada) apresenta uma boa consistência para a produção de alimentos, dando mais sabor e até aumentando a vida útil do produto.

A gordura trans em excesso aumenta o LDL colesterol (ruim colesterol) e ao mesmo tempo reduzem o HDL colesterol (bom colesterol).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio da resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, obriga os fabricantes de alimentos a informarem a quantidade, em gramas, da gordura trans por porção de alimento. As empresas têm até o dia 31 de julho de 2006 para se adequar a resolução.

Para manter sua saúde, evite o consumo de gordura trans, diminua a ingestão de gordura saturada e inclua em sua dieta gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Boa semana!
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca