Colunas

Nutrição é Saúde

20/01/2005

Por que consumir os antioxidantes?

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Frutas, verduras, legumes e leguminosas são excelentes fonte de nutrientes que também agem como antioxidantes, protegendo o organismo e combatendo os radicais livres.

Os radicais livres são átomos ou grupos de átomos que têm pelo menos um elétron desemparelhado, o que os torna altamente reativos. Esses radicais livres são provenientes da oxidação da membrana celular e são responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano.

Em excesso, os radicais livres produzem uma oxidação prejudicial que pode danificar as membranas e o conteúdo celular. Veja a seguir os principais nutrientes que auxiliam no combate aos radicais livres:

Vitamina C: Encontrada principalmente na acerola, laranja, limão, tomate, melão, pimentão, abacaxi, batata, kiwi e folhas verdes escuras.

Vitamina E: Encontrada no gérmen de trigo, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, gema de ovo e nozes

Beta-caroteno: Encontrado principalmente na cenoura, abóbora, mamão, melão, folhas verdes escuras.

Zinco: frutos do mar, carnes e cereais integrais.

Como você pode observar, ingerir frutas e verduras diariamente é super importante para a saúde. Estes alimentos combatem os radicais livres, além de fornecerem nutrientes essenciais ao organismo.

Esse mês estou fazendo um curso na Inglaterra, e é claro que estou atenta ao hábito alimentar das pessoas desse país. Realmente, as preparações são muito distintas do modo de preparo do Brasil, mas ainda não posso afirmar se são boas ou ruins. Por hora, digo apenas que são diferentes e que se come muita batata!!!

Estou aqui há apenas dez dias, e o que pude observar é que a ingestão de frutas e verduras é pequena. Em relação aos produtos industrializados, esses apresentam um sabor muito bom, o iogurte e os biscoitos são divinos. Mas calma, não se anime, eles são ricos em gordura hidrogenada (gordura prejudicial ao organismo) e açúcares, ou seja, o sabor é bom, mas são tão prejudiciais à saúde quanto os alimentos industrializados brasileiros.

Ah, o que achei interessante e até gostoso é que aqui existe o hábito de tomar chá preto com leite, prove, é diferente, mas gostoso.

Neste final de semana estarei na Escócia, depois conto sobre as preparações culinárias e os alimentos.

Forte abraço.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca