Colunas

Nutrição é Saúde

15/02/2005

Um dia de alimentação Escocesa

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Começo a entender melhor o porquê as pessoas estão ganhando peso em praticamente todos os países. Como havia falado na semana passada, esta semana estive na Escócia, e é claro que 4 dias não são suficientes para conhecer o habito alimentar das pessoas de uma cidade, ou melhor, de um país, mas da para ter uma idéia.

Bem, o café da manha tradicional e composto por bacon, ovos fritos e mexidos, lingüiça, salsicha, feijão, pães, margarina, geléias, e frutas em calda como o pêssego e a laranja, sucos processados, leite, café e chá e cereais matinas e iogurte. Como você pode observar tirando o feijão o desjejum e parecido com o café da manhã servido em muitos hotéis no Brasil. Nutricionalmente posso dizer que é extremamente gorduroso e calórico.

O feijão que se utiliza aqui, e totalmente diferente do feijão que estamos habituado a consumir, ele e mais claro, o caldo e fino e apresenta um leve sabor adocicado, se você saborear sem comparar com o tradicional feijão brasileiro, ira achar saboroso caso contrario ira detestar.

Como estava muito frio, (menos 7 graus), no almoço experimentei a tradicional sopa de tomates, muito saborosa, levemente adocicada, acompanhada de pães , no entanto apesar dos pães serem saborosos, são ricos em gordura, similares aos croassant. E claro que essa refeição não estava muito equilibrada, entre os macronutrientes faltou à proteína presentes nas carnes;ou feijão;e ou ovos .

A tarde fui visitar uma "fabrica" de wisky, e como a temperatura apontava menos de 8 graus não pude deixar de provar o famoso wisky Escocês, e realmente e muito bom saboroso. Mas sempre com moderação! O alcoolismo é um sério problema de saúde pública no Brasil e nos demais países.

Bem voltando para a nutrição, no jantar tornei a provar a típica comida Escocesa, foi servido uma sopa de legumes de sabor suave, muito boa, em seguida uma torta de batatas com carne moída e um molho de carne de sabor acentuado e picante. O prato principal achei delicioso, mas e claro que era extremamente gorduroso, foi servido um tipo de picadinho bem condimentado, coberto por uma massa folhada bem crocante, acompanhado por legumes cozidos e batatas, pode-se observar que come-se muita batata! A sobremesa foi deliciosa, uma torta de massa com um creme quente bem suave tipo baunilha, a tradicional aplle pie.

Para finalizar o jantar, foi servido chá, café e licor. Do ponto de vista nutricional o jantar foi um pouco mais equilibrado comparando com as demais refeições, mas mesmo assim a quantidade de gordura saturada (gordura prejudicial à saúde) ainda e superior à recomendada. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), deve-se consumir no máximo 10% de gordura saturada do total de energia ingerida por dia, ou seja, a necessidade media de um indivíduo esta em torno de 2000 kcal por dia, seguindo a recomendação da OMS, isso seria em torno de 200 Kcal ou 22,2 gramas provenientes de gordura saturada, e com certeza só no jantar ingeri mais de 22 gramas de gordura saturada.
Como na nutrição o importante e o constante equilíbrio, um dia de uma alimentação desequilibrada não trará prejuízos à saúde, desde que a quantidade ingerida seja moderada e que esse tipo de alimentação não se torne uma rotina.
Na próxima semana estarei em Paris, à cidade Luz.

Forte abraço e ate a próxima semana
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca