Colunas

Nutrição é Saúde

17/03/2005

Espaço dos leitores

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Andrea! Primeiro, gostaria de parabenizá-la pela reportagem escrita na Folha Online em 12/10/04 sobre a intolerância à lactose; ela está bem explicativa e fácil de entender. Porém, fiquei com a seguinte dúvida: existe definida a quantidade de lactose que pode causar diarréia em crianças ou isto está muito mais ligado à quantidade de lactase que a criança possui que, por exemplo, ao ingerir qualquer quantidade, por mais ínfima que seja, irá causar a diarréia. Agradeço antecipadamente a sua atenção,

Prezada leitora

A intolerância a lactose ocorre em apenas alguns indivíduos ou crianças e não esta relacionada à quantidade de leite ingerida ou seja se o indivíduo tem intolerância a lactose ele irá ter problemas ao tomar um simples copo de leite. Realmente esta relacionado diretamente a produção da lactase.

Li o seu artigo datado de 12/10/2004 - Intolerância a lactose.
Infelizmente o meu organismo não produz ou deixou de produzir a lactase, desde a descoberta, minha vida alimentar virou um inferno, por não consumir (por opção) carne vermelha, minha alimentação já era muito restrita, agora com esta descoberta, piorou muito.
Minha pergunta é: quais os tipos de leites não possuem lactose, exemplo: leite de búfala e seus derivados, leite de cabra e seus derivados.
Grato.

Caro leitor

O leite de cabra apresenta uma boa digestibilidade, converse com seu médico ou nutricionista, em muitos casos o leite de cabra é muito bem aceito. O leite de soja não apresenta a lactose, e pode ser consumido nesses casos.

Olá!
Ao pesquisar sobre a ajuda da beterraba na regularização das funções da tiróide, encontrei, em algum dos sites, seu e-mail. Como tenho dúvidas a respeito de hipotiroidismo, resolvi escrever.

Gostaria de saber se, ao tomar um suco de beterraba combinado com cenoura, estaria eu prevenindo-me de desenvolver o hipotiroidismo, já que há três anos estou na iminência de desenvolver este problema - tudo indica que seja pelo fato de ter tido hipertiroidismo, aos sete anos. A taxa de TSH por duas vezes chegou ao limite da normalidade, acompanhada de alguns dos sintomas da doença, mas poucos meses depois voltou à normalidade. No entanto, há aça de alguns cistos bem pequenos na glândula. Será que este suco, que é tratamento de medicina alternativa, poderia ser tão benéfico ao ponto de eliminar tais cistos, ou o desaparecimento dos mesmos já não mais é possível?
O Iodo, ou melhor, alimentos ricos em Iodo podem simplesmente me ajudar? Quais seriam eles, haja vista que moro na região Centro-oeste, longe do mar, e para piorar um pouco, sou vegetariana desde criança, ou seja, nunca comi frutos do mar, e não tenho vontade, nem meu estômago aceitaria?
Sempre fui adepta de uma vida saudável, por isso tenho medo dessa doença desenvolver-se por saber que jamais poderei gozar de boa saúde novamente. Já acompanhei casos de pessoas que passaram a fazer reposição hormonal, diariamente, e que nunca mais foram as mesmas, sofrendo muito com a obesidade e com os problemas dela decorrentes, inclusive a depressão, que por sua vez, desencadeia tantos outros problemas graves.
Perdoe-me se alonguei demais meu e-mail, e espero, sinceramente,possa esclarecer minhas dúvidas, caso não possa, agradeço desde já sua atenção.
Grata,
A A


Prezada Leitora

Muito cuidado, os alimentos são excelentes para prevenir doenças e promover a saúde, mas não devem ser utilizados no lugar dos remédios e dos tratamentos médicos.
Não existe nenhuma evidência científica em relação ao suco de beterraba e cenoura e o hipotiroidismo.
De acordo com seu relato você deve seguir um tratamento médico e não utilizar de forma alguma o tratamento alternativo com os alimentos.
Procure um médico o mais rápido possível e siga as orientações desse profissional.

Forte abraço


Gostaria de uma informação. Estou tomando um remédio caseiro à base de açucar mascavo, que é para os rins. Gostaria de saber qual o açucar mascavo quen não contem cálcio?


Prezado leitor

O açúcar mascavo não é fonte de cálcio, mas de qualquer forma não existe comprovação científica em relação a remédios naturais com açúcar mascavo e função renal. Fique muito atento, procure um médico e siga as orientações desse profissional, não substitua tratamento médico por alimentos e formulas naturais

abraço
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca