Colunas

Nutrição é Saúde

30/03/2005

Espaço do leitor

ANDRÉA GALANTE
Colaboração para a Folha Online

Olá, meu nome é L. moro em Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro e vivo procurando uma solução para o meu problema, uma ajuda, mas não encontro. Aqui na minha cidade não tem tratamento para o meu problema e já fazem mais de 3 anos que eu praticamente não vivo mais, não aproveito a vida, ou seja quase não saio de casa. Faz tempo que entrei em desespero, pois não agüento mais sofrer pela mesma coisa, já quis 'sumir' várias vezes, porém não tenho coragem. Estou precisando de uma ajuda profissional, não sei mais o que faço, então, resolvi procurar algo na internet, foi onde encontrei seu e-mail. Na minha casa ninguém me entende, só me acusa, falam que eu não emagreço porque não quero, o que não é verdade, pois meu sonho é ser magra novamente. Eu só serei feliz de novo, quando isso acontecer. Já fiz de tudo, mas até agora não consegui sozinha. Me ajuda por favor !Eu faço de tudo, pago, vou a qualquer lugar...

Desde já obrigada!

L.

Prezada leitora

Entendo sua ansiedade, nesse exato momento o correto é você procurar um psiquiatra, tenho absoluta certeza que ele poderá lhe ajudar e muito, existem vários tipo de remédios e nesse momento acho que você procurar este tipo de tratamento.
Converse com o psiquiatra e peça para ele indicar um psicólogo, você cuidar em primeiro lugar de seu emocional. Você também deve procurar um nutricionista, mas que trabalhe junto ao psiquiatra e ao psicólogo.
Agora fique calma e procure ajuda medica o mais rápido possível, tenho certeza que na sua cidade ou em uma cidade próxima você encontrará um psiquiatra.


Abraço forte

Olá Doutora!

Lendo sobre a matéria acima numa reportagem da folha online tive uma idéia geral do que evitar para se baixar os triglicérides, entretanto minha dúvida reside no fato que eu com 45 anos (e acabei de descobrir que tenho 500 de triglicérides) só como alimentos ricos em carboidratos e frituras, nunca tendo feito parte da minha alimentação, qualquer tipo de carne (vermelha, branca, peixe, porco, ou qualquer outra). Gostaria de saber como diminuir (mesmo que bem lentamente) meus níveis sem morrer de fome risos, já que se levar ao pé da letra o que a senhora. sugere não vou durar nem 3 meses.

Grato
A. K.

Caro Leitor

Por favor, a coluna que escrevo não deve ser entendida como uma orientação dietoterápica, ou seja apesar de falar sobre a alimentação a saúde e a alimentação específica em algumas doenças essas orientações não devem ser utilizadas como orientação nutricional.
Em primeiro lugar você deve ir ao médico e fazer uma avaliação e verificar a necessidade ou não de utilizar algum medicamento, o segundo passo é procurar um nutricionista, fazer uma avaliação nutricional e adequar seu cardápio.
Por favor, não tente fazer isso sem auxílio de um medico e de um nutricionista

abraço


Bom dia, Andrea.

Estive lendo seu artigo sobre triglicérides e achei interessante, visto que tenho níveis elevados. Para você ter uma idéia, o meu já apresentou valores de 1964, e no último exame 914. Já tomei vários remédios, dietas e nada ! Então resolvi, pesquisar sobre o assunto e tentar achar uma dieta que se encaixe no meu perfil.
Estou tomando berinjela com laranja toda manhã e vou comprar ômega 3 em cápsulas.
Mas o que eu queria te perguntar é se você sabe algum link na Internet que eu leia mais sobre dietas e tenha até um cardápio semanal para quem tem o problema meu.

Abraços

Grato pela atenção

J.L P.

Prezado leitor

Apesar de observar seu interesse em estudar o assunto, o ideal é você procurar um nutricionista , fazer uma avaliação e dessa forma ter um cardápio elaborado de acordo com suas necessidades. Não existe este atendimento pela internet, e nem seria adequado, o ideal é fazer uma consulta face a face!
Não tome suplementos sem acompanhamento medico e nutricional

Abraços


Andrea, um abraço. Comecei uma dieta para diminuir especialmente triglicerides (acima de 300). Estou bem informado sobre redução de gorduras, carbohidratos, doces e álcool. Tenho consumido legumes, verduras e frutas, diariamente. Tenho 46 anos. Gostaria de saber se cereais integrais e os ditos 'matinais', além da aveia, podem prejudicar meus objetivos. Preciso emagrecer 5kg. Tenho substituído lanches tipo sanduíche, pão de queijo, frituras, por frutas, e com isso corro o risco de exceder no consumo diário das frutas.excesso de frutas também pode ser inadequado? Última questão: quando se fala das qualidades da sardinha, considera-se também aquelas em lata, ou unicamente a sardinha fresca?
Muito obrigado. J. S.

Caro leitor

Como você pode observar as dúvidas sobre dieta e triglicérides são muitas, o ideal é você procurar um profissional, fazer uma avaliação nutricional e ter uma orientação direcionada as suas necessidades. Não tente fazer isso sozinho.
Em relação a suas perguntas:
Para saber quantas frutas você pode consumir por dia, você deve procurar um nutricionista ele fará uma avaliação e determinará a recomendação, de uma forma em geral o consumo de frutas deve ser limitado, dando preferência para as frutas cítricas.
Sobre a sardinha, é melhor consumir ela fresca.

abraço
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca