Colunas

Nutrição é Saúde

13/07/2005

Dieta DASH e a redução da hipertensão

ANDRE GALANTE
Colunista da Folha Online

Muito se fala sobre a relação entre o consumo de sal e a hipertensão arterial. O tradicional sal de cozinha é composto em média de 40% de sódio e 60 cloreto, isto é, em 100 gramas de sal você encontra 40 gramas de sódio e 60 gramas de cloreto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a recomendação diária de sal para um adulto é de 6 gramas. No entanto, estudos apontam que o consumo médio diário de sal do brasileiro é de 15 gramas. Como você pode observar, o consumo está muito acima do recomendado.

A alta ingestão de sal está fortemente relacionada ao risco do desenvolvimento da hipertensão.

Infelizmente consumimos muitas vezes o sódio sem perceber. Quase todos os produtos industrializados apresentam essa substância --principalmente os enlatados, as conservas e os embutidos, como salame, presunto, mortadela, entre outros.

Estudos realizados com a DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), comprovaram que a redução do consumo de sal para 3 gramas diárias diminuiu o risco de desenvolvimento da hipertensão. Mas isso ocorreu também com o auxílio do consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, e a diminuição da ingestão de gordura saturada.

Quem seguiu essas medidas também conseguiu reduzir levemente sua pressão arterial, antes elevada, e até evitar o uso de medicamentos. Em relação aos casos mais graves de hipertensão, o tipo de alimentos consumidos na DASH possibilitou a diminuição gradativa da dosagem dos medicamentos para controle a hipertensão.

Agora muita atenção, a dieta DASH e a diminuição do uso de medicamentos só podem ser feitas por médicos e nutricionistas. Por favor, não coloque sua vida em risco, apesar de os estudos indicarem sucesso no tratamento da hipertensão com a DASH. Cada caso é um caso e deve ser muito bem avaliado por um profissional.

Como toda dieta equilibrada, a DASH recomenda que cereais, grãos, frutas variadas, vegetais variados, produtos lácteos (desnatado), carnes magras, nozes, sementes oleaginosas, azeite e leguminosas façam parte de seu cardápio, de forma moderada.

Além da DASH, é importante a prática de atividade física diariamente, o controle do peso, além de não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas.

Boa semana com muita saúde!
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca