Colunas

Nutrição é Saúde

13/07/2005

Espaço dos leitores

Confira as perguntas encaminhadas à colunista Andréa Galante e respostas.

Pergunta- Olá, Andrea, li seu artigo sobre nutrição funcional na internet e gostaria de saber onde procurar um profissional com essa especialidade. Minha filha tem uma alergia tópica que nada cura. Os medicamentos aliviam mas depois ela volta. Moro na cidade de Ribeirão Preto/SP. Será que você poderia me ajudar? Obrigado. M.

Resposta- Prezado leitor, quando falei da nutrição funcional, quis falar que não existe a diferença entre um nutricionista e um "funcional". No seu caso o senhor deve procurar um nutricionista para que este possa lhe auxiliar no tratamento de sua filha. Por favor, esqueça o termo funcional. Abraços, Andrea.

Pergunta-Doutora, tenho compulsão alimentar. Tem como me ajudar? Obrigada K.

Resposta- Caro leitor, em primeiro lugar você deve procurar um psiquiatra para realmente fazer um diagnóstico, existem medicações que podem auxiliar no tratamento, é importante também o tratamento ser multidisciplinar com um psicólogo e um nutricionista. O mais importante é você procurar o médico e acreditar que um tratamento pode lhe auxiliar na cura.

Pergunta- Bom dia! Por gentileza você poderia fornecer-me um cardápio, pois preciso emagrecer urgentemente. Tenho 34 anos, peso 88 quilos, tenho 1,67 de altura e até os 22 anos sempre pesei 58 quilos. Tenho fome e sinto grande necessidade de mastigar, comer guloseimas, adoro doces, pão. Enfim, o problema é que estou tendo problemas nos pés (bursite), canseira, dor na coluna, dor nas articulações dos ombros e joelhos. Você poderia me ajudar? Muito obrigada, M.C

Resposta- Prezado leitor, não fornecemos cardápio por meio da Internet. O que é importante é você fazer uma avaliação nutricional. A após essa avaliação, faça uma reeducação alimentar com um cardápio adequado a suas necessidades diárias de energia, vitaminas e minerais. Abraços.

Pergunta- Oi! Tenho pressão e colesterol altos, gostaria que me enviasse mais informação sobre os poderes da linhaça, como deve ser consumido, quantidade etc. A linhaça pode ser consumida junto com a soja para se ter um resultado melhor? E a soja? Devo consumir o extrato ou a farinha de soja para combater o colesterol ruim?

Resposta- Caro leitor, com certeza você precisa alterar sua alimentação, uma reeducação alimentar é fundamental mas para isso é necessário você fazer uma avaliação nutricional. Os alimentos podem auxiliar na saúde, mas você tem que pensar em todos os alimentos que você ingere, não basta consumir os alimentos intitulados funcionais, é necessário retirar de sua dieta diária o excesso de gordura saturada, gordura trans, frituras, açúcares, produtos industrializados e introduzir mais frutas verduras legumes, cereais integrais leite e carnes magras. Em relação ao consumo de soja, óleo de linhaça e qualquer outro alimento este deve ser introduzido em uma dieta adequada, eles não provocam melhoras sem antes você fazer uma adequação geral da dieta, para isso é necessário procurar um nutricionista para uma avaliação mais detalhada. Abraços.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca