Colunas

Nutrição é Saúde

01/08/2005

Espaço dos leitores

Confira as perguntas encaminhadas à colunista Andréa Galante e respostas.

Pergunta - Meu nome é L., tenho 34 anos e há muito tempo comecei a manifestar displasia mamária e vários fibroandenomas em ambas as mamas. Recentemente recebi a informação de que mulheres com o meu histórico médico deveriam evitar alimentos com cafeína e chocolate, pois os mesmos aumentariam a incidência de novos nódulos. Gostaria que você me esclarecesse se essa informação é correta. Obrigada, L. A.

Resposta - Os estudos ainda são controversos. No entanto, o consumo de no mínimo 400 gramas de frutas, verduras e legumes está fortemente relacionado à diminuição do risco para algumas doenças. O melhor é você manter uma alimentação equilibrada, evitar frituras, açúcares, gordura vegetal hidrogenada, sal e alimentos industrializados em excesso.

Pergunta - Tenho uma dúvida sobre vitaminas. Estou com uma mancha branca na unha, que não é fungo, e há algum tempo li que a carência de um determinado tipo de vitamina provoca esse problema. Fiz uma pesquisa pela internet e surgiram várias respostas para a mesma dúvida. Gostaria de saber sua opinião. Obrigada, J.A.C.

Resposta - Realmente esse sintoma pode estar relacionado ao consumo inadequado de algum nutriente, principalmente o selênio. No entanto, esse tipo de diagnóstico só é possível mediante uma avaliação nutricional e uma avaliação de sua ingestão alimentar. O ideal é você procurar um nutricionista e, de forma alguma, tomar vitaminas e minerais sem acompanhamento nutricional.

Pergunta - Li sua matéria sobre compulsão alimentar de 2002 e estou com dúvidas. Eu sou baixinha, tenho 1,50 de altura, e peso 52 quilos. Sei que eu não sou gorda, mas minha meta sempre foi ficar com 46 quilos. Quanto não estou nervosa ou ansiosa tenho uma alimentação super saudável, pratico esportes, como nas horas certas, emagreço e tenho um corpo legal. Depois que eu consigo emagrecer e ficar bem comigo mesma, é só vir uma maré de ansiedade e tristeza que eu engordo e perco todo aquele sacrifício. Tenho 19 anos e desde dos meus 10 anos é assim. Eu posso estar ou ter esse problema de compulsão? Remédios ajudam a melhorar isso? Grata.

Resposta - O seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está dentro do padrão de normalidade. Ou seja, você está com o peso adequado. De qualquer forma, pelo seu relato acho aconselhável procurar um psiquiatra, pois com certeza ele poderá lhe auxiliar.

Pergunta - Tenho 25 anos e tenho diabetes desde 2000. Queria saber quais são os efeitos colaterais da insulina, pois defini as doses por minha conta. Para conseguir uma consulta em um endocrinologista na minha cidade, o médico precisa ser particular --há apenas um que atende pelo SUS.

Resposta - Seu relato me deixou muito preocupada e também muito triste em ver a dificuldade que você tem para uma consulta com um endocrinologista. É fundamental você ir a um endocrinologista, pois só ele poderá avaliar a quantidade de insulina que você necessita. Não aumente a insulina por conta própria. Em primeiro lugar, você precisa dosar sua glicemia em jejum e após as refeições para avaliar se você está tendo hiperglicemia ou hipoglicemia. Sua dieta também tem de estar adequada às suas necessidades e aos horários de sua aplicação de insulina. Apesar de saber das dificuldades que você tem em obter uma consulta, por favor insista. Quem sabe você consegue um profissional em um município vizinho? Lembre que é importante ter acompanhamento médico e de preferência nutricional. Nós temos direito a um atendimento adequado pelo SUS.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca