Colunas

Nutrição é Saúde

25/08/2005

Espaço dos leitores

Confira as perguntas encaminhadas à colunista Andréa Galante e respostas.

Pergunta- Fui ao médico ontem, e ele constatou após exames feitos que eu estou com anemia profunda e solicitou que eu tomasse durante 90 dias três tipos de medicação e após este tempo eu teria que voltar até o médico e realizar novamente os exames. Gostaria de saber se possível quais são os alimentos que eu posso estar comendo que seja bom para o meu organismo e para estar me tratando da anemia, pois eu trabalho muito e as vezes não tinha tempo para me alimentar direito, comia muitas besteiras coisas que fazem mal para o organismo agora terei que fazer uma boa dieta se quiser melhorar pois em três meses perdi 9 kilos e foi isto que me fez procurar um medico. Tenho apenas 21 anos e sou casada, não tenho filhos e se puder me ajudar eu agradeço.
Deixo aqui meu abraço e aguardo retorno
Sem mais e grata pela atenção G.

Resposta - Prezada leitora, quando a anemia é diagnosticada realmente é necessário a utilização de suplementação. Uma das causas da anemia ferropriva é a inadequação na ingestão do nutriente ferro. Os alimentos fonte de ferro são as carnes vermelhas. Os vegetais verdes escuros a beterraba e o feijão não contêm um tipo de ferro que o organismo consiga absorver bem, para auxiliar na absorção você deve ingerir juntos alimentos fonte de vitamina C como laranja, tomate, abacaxi entre outros.

Pergunta - Olá Andréa, li sua matéria sobre deficiência de vitamina B12 e resolvi lhe enviar esse email, porque sou formada em Fisioterapia e tenho uma paciente com diagnóstico de Polineuropatia sensitiva. Quando ela chegou ate mim não sabia a causa, mais apos fazer uma exame observei que era devido a deficiencia da vitamina B12 que ela esta com menos de 50. Ela apresenta sintomas de parestesia em mãos e pes , diminuição de olfato, perda de peso, etc ou seja sintomas
realmente causados pela deficienia da vitamina. Agora ela esta fazendo acompanhamento com geriatra que pescreveu um remédio para reposição da vitamina B12. Gostaria de saber quem prescreve no caso o uso da injeção que voçê menciona na matéria? ela é mais eficaz que o remédio oral? a reposição da vitamina somente através dos alimentos que contenham a vitamina seriam suficientes? Obs: Se vc puder gostaria que vc me enviasse os alimentos que contem vitamina B12. Desde ja agradeço, F.

Resposta- Cara Leitora, quem prescreve a injeção de vitamina B12 é o médico. O nutricionista só pode prescrever via oral de seguindo a recomendação diária de ingestão. Como o seu paciente já esta em tratamento médico,acredito que em breve o problema seja resolvido.
A melhor fonte de vitamina B12 são as carnes vermelhas.
abraços

Pergunta- Tenho pesquisado e ouvido falar bastante das qualidades nutricionais do melado de cana, gostaria de ter sua opinião.
Obrigado P.

Resposta - O melado de cana é excelente fonte de energia, contém aproximadamente as mesmas calorias do açúcar, 100 gramas de melado de cana apresenta aproximadamente 294 Kcal, sendo essas calorias formadas basicamente por carboidratos.

Treino musculação 1 hora por dia, 5 dias da semana e jogo futsal todo o final de semana 1h 30 minutos. Trabalho normalmente 11 horas por dia da semana, sendo um trabalho moderado fisicamente.

Pergunta - Gostaria de saber se seria necessário tomar 1 injeção da Vitamina B12 por mês, pois me sinto cansado em determinadas épocas do ano. Se fizer isso, seria prejudicial a mim?

Obrigado, aguardo a resposta.

Resposta - Prezado leitor, o ideal é você manter um cardápio equilibrado, em relação aos carboidratos, proteínas e gorduras, vitaminas e mineral. A suplementação de vitaminas e minerais não é necessária quando você tem uma boa alimentação, mesmo quando existe a prática de atividade física. Não utilize vitaminas via oral ou através de injeção sem a supervisão medica. O seu cansaço pode ser reflexo de sua rotina diária e não inadequação da ingestão de nutrientes. Para verificar se você esta ingerindo a quantidade adequada de nutrientes procure um nutricionista para uma melhor avaliação.

Abraços
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca