Colunas

Nutrição é Saúde

08/11/2005

Espaço dos leitores

Confira as perguntas encaminhadas à colunista Andréa Galante e respostas.

Questão 1
Tive contato hoje com seu texto de julho passado sobre dieta DASH. Gostaria de saber se você pode indicar algum nutricionista ou médico que já esteja utilizando a dieta DASH no tratamento de hipertensos.
Muito obrigado,
J. A.

Resposta
Prezado leitor,
A dieta "DASH" segue os princípios de uma dieta equilibrada, recomendando o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais de preferência integrais, leguminosas, leite e derivados magros, carnes magras, restrição no consumo de produtos industrializados e de restrição de alimentos ricos em sal. Tenho certeza que os nutricionistas estão aptos para orientar uma dieta equilibrada.

Questão 2
Sempre leio sua coluna no Folha on-line e vim encaminhar a minha: Meu marido não consegue ficar sem tomar suco ou refrigerante em seu almoço ou jantar. Ele é obeso e sempre fico pensando como melhorar esta "ingestão" de líquidos industrializados, e não sei se aqueles sucos de saquinho são indicados para substituição de refrigerantes.
Obrigada.
V.

Resposta
Prezada leitora,
Neste caso o ideal é começar diminuir a ingestão de sucos junto a comida de forma gradativa. Você deve começar ofertar sucos menos calóricos naturais como: limonada, suco de maracujá, acerola, abacaxi com pouco açúcar e se ele for diabético com adoçante.

Questão 3
Estava lendo uma matéria sobre alimentos que podem piorar a crise de enxaqueca e outros que podem aliviar. Já ouvi falar que existe um chá, que ajuda a diminuir ou até mesmo curar, gostaria muito de saber se existe e, se sim, qual é o nome?
Obrigada,
C.

Resposta
É importante você procurar um médico para descobrir a causa de sua dor de cabeça, só assim você poderá fazer um tratamento adequado e evitar que a enxaqueca volte e lhe incomodar. Os chás medicinais devem ser utilizados apenas com supervisão medica, não utilize em hipótese alguma ervas sem a consulta e prescrição de um medico, essas ervas podem lhe causar danos a sua saúde.

Questão 4
Lu sua reportagem sobre a utilização do farelo de arroz na alimentação humana. Aqui em Guaratinguetá há muitas beneficiadoras de arroz, onde se extraem o farelo. Mas sei também que, ele não é adequado ao consumo humano, por não estar totalmente desengordurado e apresentar a enzima lipase que contribui para aumentar a sua acidez, tornando-se inadequado ao consumo humano. Como devo proceder no caso? Posso utilizar o farelo colhido direto na beneficiadora? Devo tostá-lo na frigideira para inativar a lipase? Devo guardá-lo na geladeira ? Posso utilizar-me de apenas 1 colher de (sopa) do farelo - 10 g?

A Mãe Terra não tem este produto, somente a farinha de arroz tostada e o flocos de arroz integral. Qual a ligação deles com o farelo, o farelo ainda é melhor?

Resposta
Prezada leitora
Sua pergunta é excelente.
Um dos problemas que pode ocorrer em relação ao farelo de arroz é a contaminação no processamento ou durante a estocagem. Você não deve fazer esse processo manual, apesar da enzima lípase ser inativada pelo calor. Para melhorar a qualidade de sua alimentação você pode incluir em seu cardápio diário, arroz integral, e um maior número de cereais integrais como pão integral, aveia. Essas medidas são mais adequadas para quem busca o equilíbrio alimentar. Frutas e verduras também devem fazer parte dessa alimentação.

Abraços
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca